
Para aprimorar o trabalho já realizado dentro do Programa de Bandas e Fanfarras da rede
estadual de ensino, os profissionais regentes participam nesta semana do Curso Básico de
Regente de Banda Marcial. O curso acontece de 10 a 15 de novembro no Bloco 8 da
UFRR (Universidade Federal de Roraima), das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria
de Educação e Desporto) e o Irdesc (Instituto Roraimense de Desenvolvimento
Educacional, Social e Cultural). O objetivo é o aperfeiçoamento dos instrutores de bandas
e fanfarras da rede estadual, mas também é voltado para os interessados em atuar na
área por meio dos futuros processos seletivos a serem realizados pela Seed, para a
contratação de novos profissionais.

Entre os conteúdos ministrados durante a formação estão: vivência da regência, prática
instrumental, regência básica, prática de conjunto, repertório, vivência no meio musical,
percussão, sopro e luthieria (manutenção dos instrumentos musicais). O curso conta com
25 participantes.
“É um curso que contribui bastante para o programa Bandas e Fanfarras, porque
aperfeiçoa nossos instrutores e qualifica aqueles que têm interesse em atuar nas unidades
de ensino por meio do processo seletivo. É um curso que trabalha toda a teoria musical, a
prática musical com os nossos estudantes, e fortalece o nosso currículo escolar por meio
do ensino da educação musical”, explicou o chefe da Divisão de Projetos Especiais da
Seed, Leonilto Cruz.
“Vamos ver um neste curso um pouco sobre a questão da prática instrumental, o que de
fato o regente faz na atuação de banda de música, tanto no aspecto teórico como também
no aspecto musical, prático. Vamos ver um pouco nesse curso sobre a prática
instrumental, a questão dos instrumentos, tanto de sopro, como percussão, a formação das
bandas, marcial, fanfarra e musical”, explicou o instrutor formador Tiago Maia.
A formação tem carga horária total de 120 horas e os participantes receberão certificados.
Rayan Nascimento é regente da Banda Marcial Águia, do Colégio Estadual Militarizado
Jaceguai Reis Cunha. Para ele, a formação é o caminho para o aperfeiçoamento do
trabalho.
“Nós que estamos trabalhando, estamos revisando tudo, porque às vezes na escola não
dá tempo mesmo a gente fazer o trabalho todo. Mas é bem importante sempre ter
formação. Aqui no Estado de Roraima, acho que é o primeiro estado do Brasil que tem o
processo seletivo para regente e instrutor de música. Então é muito bom sempre estarmos
fazendo cursos e tendo mais conhecimento”, disse.
Programa Bandas e Fanfarras
O Programa de Bandas e Fanfarras é coordenado pela Seed por meio do Departamento
de Desenvolvimento de Políticas Educacionais. Por meio do Programa, a musicalização é
trabalhada nas escolas como uma ferramenta que auxilia o processo de ensino e
aprendizagem, além de promover integração, socialização e a descoberta de novos
talentos na música.
Atualmente o Programa é desenvolvido em 29 escolas da rede estadual de ensino entre
instituições da capital e interior, e atende diretamente 1.100 alunos. Anualmente a Seed
realiza um processo seletivo para contratação de regentes para o desenvolvimento das
atividades e também promove o Festival de Bandas e Fanfarras Escolares, onde os estudantes apresentam todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Este ano o Festival
está previsto para os dias 6 e 7 de dezembro no Parque Anauá
Mín. 23° Máx. 30°


