
Por Ráyra Fernandes
O cuidado com os recursos naturais é prioridade para o Grupamento de Proteção
Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Boa Vista. Criada há 7 anos, a
equipe atua no atendimento a denúncias de crimes ambientais e no resgate de
animais silvestres.
Entre as principais atribuições do GPA estão o patrulhamento preventivo e repressivo
em áreas de proteção à natureza, praças, reservas e lagos. Isso para evitar ações que
prejudiquem o meio ambiente e garantir a conservação das belezas naturais de Boa
Vista.

Segundo o inspetor Vilmo Cardoso, o grupamento recebe diversas entregas
voluntárias de animais silvestres, dentre eles, jabutis. “Nesses casos, nossa equipe vai
até o local, faz o resgate e a entrega segura ao Bosque dos Papagaios, localizado no
bairro Paraviana, garantindo o bem-estar do animal e a preservação das espécies”,
explicou o inspetor.
Estrutura e parcerias
Atualmente, o GPA conta com 28 agentes, que atuam tanto na área urbana quanto
na área rural e nas comunidades indígenas de Boa Vista. Além das ações voltadas à
fauna, o grupamento também apoia outras frentes da Guarda Municipal e participa
de operações conjuntas com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).
Por meio de um convênio firmado com a SEMMA, o Grupo de Ação Ambiental passou
a ter mais autonomia para atuar em ocorrências ambientais. A parceria permite que
o grupamento atenda com agilidade e eficiência denúncias rotineiras, como casos de
poluição sonora, queima irregular de lixo e descarte inadequado de resíduos sólidos.
“A ampliação do poder de atuação fortalece a fiscalização e contribui diretamente
para a preservação ambiental e a qualidade de vida da população de Boa Vista. Além
disso, o GPA presta apoio a órgãos municipais, estaduais e federais responsáveis pela
fiscalização ambiental, sempre que solicitado”, explicou o secretário adjunto de
Segurança e Ordem Pública, Antônio Carvalho Filho.
Mín. 23° Máx. 31°


