
Por Ráyra Fernandes
Nem a chuva forte na tarde desse sábado, 30, impediu que 5 mil pessoas
participassem da 3ª Corrida Patrulha Maria da Penha, promovida pela Prefeitura de
Boa Vista. O evento foi um verdadeiro gesto de união, empatia, solidariedade e
proteção às mulheres.
“Esse ato simboliza o quanto a cidade está unida no combate à violência contra a
mulher. Enchemos as ruas de Boa Vista com milhares de pessoas, levando
conscientização e reforçando esse compromisso da nossa gestão com a sociedade”,
destacou o prefeito Arthur Henrique.
A corrida aconteceu em dois percursos na Avenida Capitão Júlio Bezerra: 2,5 km e 5
km, com largada em frente à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública
(SMSOP), no bairro 31 de Março. Famílias inteiras, atletas, servidores e apoiadores
das ações de proteção à mulher se uniram à causa voluntariamente.
Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Nathália Cortez, a
proposta era deixar uma mensagem clara para a população da capital a cada
quilômetro percorrido: Boa Vista está em movimento pela vida das mulheres e essa
jornada é coletiva.
“Cada passo dado aqui, seja de corrida ou de caminhada, representa um avanço na
nossa política pública, simboliza a luta de milhares de mulheres que vêm ao longo
dos anos buscando justiça, acolhimento e união de todas as pessoas no mesmo
propósito, o fim da violência de gênero” disse Nathália.
Famílias inteiras se uniram à causa
Os participantes correram não só por saúde, mas também por justiça e igualdade.
A secretária Vanessa Bemfica participou pela segunda vez da Corrida Patrulha Maria
da Penha e destacou a importância da iniciativa do Município.
"Acho a corrida muito interessante, porque incentiva mulheres que sofrem algum
tipo de abuso a se abrirem, terem coragem de falar sobre o que acontece dentro de
casa ou com os companheiros. É uma ação muito importante também para dar
visibilidade à pauta", afirmou.
Patrulha Maria da Penha: atuante desde 2015
O evento ainda homenageou o trabalho da Patrulha Maria da Penha, um grupamento
da SMSOP que desde 2015 fiscaliza o cumprimento das Medidas Protetivas de
Urgência, determinadas pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). A equipe faz
visitas periódicas às residências das vítimas nas zonas urbana, rural e indígena.
De 2016 até hoje, os números impressionam. Para se ter uma ideia, mais de 12.972
mulheres foram atendidas, ocorreram cerca de 50.594 visitas e 228 prisões foram
efetuadas por descumprimento das medidas protetivas.
Agosto Lilás 2025, um mês inteiro de mobilização e conscientização
A corrida foi a última ação de uma agenda intensa da campanha Agosto Lilás, com
diversas atividades, incluindo:
Acendimento do Mirante Edileusa Lóz e de outros prédios públicos como o
Palácio 9 de Julho e a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública;
Blitz educativa;
Ações em áreas rurais e indígenas;
Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres;
Encontro com servidoras da prefeitura e apresentação da Rede de
Atendimento à Mulher Vítima de Violência;
Visitas aos projetos e programas sociais da Prefeitura de Boa Vista;
Atividades na Ação Prefeitura com Você;
Rodas de conversa com o público masculino no evento Entre Homens,
exclusivo para os guardas civis municipais
De acordo com a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Jessyka Pereira, o
Agosto Lilás encerra, mas as ações de proteção às mulheres em Boa Vista continuam.
"Foi um mês repleto de atividades para todos os públicos atendidos pelo Município.
Encerramos esse ciclo com a corrida, que simboliza resistência, união e compromisso
coletivo, mas continuamos o ano todo fortalecendo nosso trabalho de cuidar e
proteger as mulheres de Boa Vista”, finalizou.
Mín. 22° Máx. 29°

