
Desde a semana passada, o Governo de Roraima realiza a ação Seed Itinerante no
município de Rorainópolis. A iniciativa leva orientações pedagógicas, suporte técnico,
materiais de infraestrutura e tecnologia, além de apoio administrativo às escolas
localizadas às margens do Rio Branco.
A equipe multisetorial reúne representantes do DGE (Departamento de Gestão Escolar),
Departamento de Educação Básica, Divisão de Fortalecimento do Currículo e Psicossocial,
Auditoria, Informática, Ensino Fundamental e Médio e Divisão de Estruturação Física da a
Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

O ponto de partida foi Boa Vista, com destino ao porto de Caracaraí, de onde a equipe
embarcou em um barco equipado rumo à comunidade Santa Maria do Boiaçu, sede da
Escola Estadual José Bonifácio. A viagem durou mais de um dia e meio até o local, onde
os profissionais encontraram professores comprometidos com a comunidade e dedicados
à missão de ensinar.
Segundo o assessor do DGE e coordenador da missão, José Alexandre de Oliveira, a
iniciativa vai além da entrega de materiais.
“Além do apoio pedagógico e administrativo, a missão também inclui a escuta das
necessidades das comunidades ribeirinhas. Estamos trazendo a informação de que os
professores selecionados para as localidades que estavam sem educadores vão assinar
contrato no início de setembro, uma excelente notícia para os alunos e para toda a
comunidade”, destacou.
AÇÕES REALIZADAS
Durante a visita, foram promovidas atividades de orientação sobre recursos humanos,
escrituração escolar, diplomas, carga horária e declarações. Também houve instalação de
computadores, conexão à internet via Starlink, entrega de materiais de limpeza, papel,
toner, mesas, cadeiras e TV. Além disso, foram feitos reparos na casa de apoio aos
professores, poda do gramado e manutenção de instalações externas.
As ações ainda contemplaram momentos de acolhimento e troca de experiências com os
educadores locais.
Para o gestor da Escola Estadual José Bonifácio, Glauber Kaian, a presença da Seed
representa um marco importante. “É uma visita muito significativa e esperamos que seja a
primeira de muitas outras. O Baixo Rio Branco está aberto e acolhedor. Estamos
comprometidos em trabalhar juntos para oferecer uma educação de qualidade para todos”,
afirmou.
A professora Amanda Bezerra, de história e geografia, também avaliou positivamente a
experiência. “Foi minha primeira vivência em comunidades ribeirinhas e foi incrível. Meu
objetivo é ver meus alunos continuando os estudos e chegando à universidade. Essa
oportunidade trouxe muito aprendizado e novas experiências para a minha prática como
educadora”, relatou.
Expedição segue até dia 27 de agosto
A expedição segue até quarta-feira, 27 de agosto, visitando outras salas descentralizadas
e fortalecendo o vínculo com as comunidades ribeirinhas.
Além da comunidade Santa Maria do Boiaçu, a equipe visitou a Vila Sacaí e demais
localidades com salas anexas, como Terra Preta, Canauini, Itaquera, Remanso,
Cachoeirinha e Caicubi. Nessas comunidades, escolas, casas e igrejas sobre palafitas
revelam a força e a beleza da vida ribeirinha.
Mín. 23° Máx. 30°


