
A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) esteve, nesta quinta-feira
(21), na Escola Estadual Ayrton Senna da Silva para apresentar aos alunos do 1º e 2º anos do
Ensino Médio o funcionamento do órgão e a proposta do projeto Ouvidoria Estudantil.
Durante a palestra, os jovens conheceram o papel da Ouvidoria como canal de participação da
população na construção do Estado, aprendendo como acionar a ferramenta e de que forma
ela pode contribuir para melhorias dentro da escola.

A coordenadora do projeto, Liliane Bessa, destacou a importância de os estudantes terem um
espaço para expressar ideias, sugestões e reclamações.
“É uma forma de os alunos serem ouvidos por pessoas da própria comunidade escolar,
sentindo-se mais à vontade para propor melhorias e confiantes de que haverá alguém para
intermediar por eles”, afirmou.
Na ocasião, os estudantes Pedro Luiz Filho, 17 anos, e João Victor Ribeiro, 15 anos, foram
escolhidos, respectivamente, para os cargos de ouvidor-geral e vice-ouvidor estudantil.
Segundo Pedro, a indicação ocorreu após ambos liderarem um movimento junto ao grêmio
estudantil para melhorar a qualidade da merenda e da cantina da escola.
“Conversamos com outros alunos, elaboramos uma carta com nossas reclamações e
entregamos ao grêmio, que repassou à direção. Depois disso, a alimentação melhorou
bastante”, contou.
João Victor relatou que recebeu a escolha com entusiasmo e pretende trabalhar por melhorias
estruturais.
“Queremos transformar o ambiente escolar em um espaço ainda mais acolhedor. Como
estudamos em tempo integral, queremos propor uma sala de jogos ou de lazer para aliviar o
estresse do dia a dia”, disse.
A orientadora da escola, Rosemary Lemos, aprovou a iniciativa e ressaltou o impacto positivo
para a formação dos jovens.
“Esse projeto é de suma importância, pois abre portas para que eles entendam como funciona
a Ouvidoria e percebam o valor de ter sua voz ouvida. Além disso, é um aprendizado sobre
políticas públicas e participação social”, destacou.
Como funciona o projeto
A Ouvidoria Estudantil tem como objetivo criar canais de comunicação para que os jovens
expressem suas necessidades, incentivando o engajamento, a cidadania e a consciência sobre
o papel de cada um na comunidade escolar.
As escolas interessadas em implementar a iniciativa podem procurar presencialmente a
Ouvidoria-Geral da Assembleia, na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, de
segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou entrar em contato pelo telefone (95) 98402-2474.
Mín. 23° Máx. 30°


