23°C 30°C
Boa Vista, RR
Publicidade

Estudantes de todo o Estado apresentam soluções para o clima na VI Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A abertura contou com a presença dos secretários adjuntos de Educação e Desporto, Edson Mendonça e coronel José Augusto Arruda

14/08/2025 às 14h03
Por: Aldênio Soares Fonte: Hora 1 Roraima
Compartilhe:
Foto: Aldenio Soares
Foto: Aldenio Soares

O auditório do Hotel Aipana Plaza, em Boa Vista, se transformou, nesta quinta-feira,
14, em um espaço de ideias, arte e compromisso ambiental. Começou a VI
Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, reunindo estudantes de 54
escolas da capital, interior e comunidades indígenas.

O encontro é uma iniciativa do Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de
Educação e Desporto), em parceria com instituições de responsabilidade ambiental,
como a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e a Femarh (Fundação de
Meio Ambiente e Recursos Hídricos). A programação segue até esta sexta-feira, 15,
com o tema “Educação e Justiça Climática”, e tem como objetivo escolher os dez
delegados que representarão Roraima na etapa nacional, em Brasília, de 6 a 11 de
outubro.

A abertura contou com a presença dos secretários adjuntos de Educação e Desporto,
Edson Mendonça e coronel José Augusto Arruda, representando o Governo de
Roraima, e de Fernanda Rodrigues, representando o MEC (Ministério da Educação) e
a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Segundo o secretário adjunto Edson Mendonça, o momento é de reconhecer o trabalho
das escolas e valorizar o esforço de alunos e professores, além de proporcionar um
futuro melhor para os participantes.

“Foram cinco meses de trabalho árduo, com mais de 17 mil alunos envolvidos e 54
escolas representadas. Quero parabenizar, em nome do secretário Mikael Cury-Rad e
do nosso governador Antonio Denarium, que trabalham para promover uma educação de qualidade, igualitária e que possibilite um futuro melhor para todos os nossos
estudantes”, afirmou Mendonça.

A abertura contou com uma apresentação cultural do Colégio Estadual Militarizado
Professora Maria Nilce Macedo Brandão, com o espetáculo “Amyipaguana e a Luta
pela Justiça Climática”. Representando dança, música e oralidade, os estudantes
deram voz à ancestralidade dos povos da Amazônia, exaltando a importância da
sabedoria tradicional na preservação da vida e no combate à crise climática.

“Os professores que estão aqui, vindos de longe, acreditam na metodologia e
reconhecem o potencial desses jovens na construção de projetos incríveis”, afirmou
Fernanda Rodrigues, representando o MEC e a Unesco, destacando o protagonismo
juvenil como o ponto alto do evento.

A conferência estadual é resultado de um processo iniciado há cinco meses, quando a
Seed promoveu as etapas escolares. Em cada unidade, estudantes debateram,
criaram projetos e elegeram seus representantes. Ao todo, 17.206 alunos participaram
dessa construção coletiva.

De acordo com Náiva Pereira Lima, chefe da Divisão de Educação Ambiental da Seed,
esse percurso foi fundamental para preparar os jovens estudantes.

“Os alunos são os verdadeiros protagonistas do futuro, e como já foi dito, o amanhã
não pode esperar. É agora que fazemos a diferença. As propostas que serão
apresentadas aqui refletem a realidade das nossas escolas, independentemente de
serem da capital, do interior ou de comunidades indígenas”, ressaltou.

Durante o primeiro dia, a Escola Estadual Vereador Francisco Pereira Lima, do
município de Mucajaí, apresentou o projeto “Do lixo ao lucro”, voltado à redução do
impacto do plástico no meio ambiente. A proposta busca sensibilizar a comunidade
sobre a importância da reciclagem e do uso responsável dos recursos naturais.

“Já colocamos em prática o projeto na nossa escola, fazendo coleta seletiva e oficina
de artes, criando brinquedos e materiais úteis que podem ser aproveitados pela
comunidade”, explicou Israel Mota, aluno da escola.

PROGRAMAÇÃO

Nesta sexta-feira, 15, as apresentações continuam pela manhã, seguidas da votação
que definirá os dez delegados que vão representar Roraima em Brasília. O
encerramento está previsto para as 14h, após o almoço de confraternização.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Boa Vista, RR
31°
Chuvas esparsas

Mín. 23° Máx. 30°

35° Sensação
2.55km/h Vento
60% Umidade
100% (5.1mm) Chance de chuva
06h56 Nascer do sol
07h13 Pôr do sol
Qui 31° 23°
Sex 29° 23°
Sáb 31° 22°
Dom 29° 23°
Seg 29° 23°
Atualizado às 12h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,20 +0,46%
Euro
R$ 5,90 +0,15%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,187,52 -4,45%
Ibovespa
170,502,20 pts -0.44%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio