
Roraima iniciou o mês de agosto com o reforço de uma ação estratégica no
enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio. Lançada nacionalmente nesta
sexta-feira, 1º, pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), a Operação
Shamar 2025 marca o “Agosto Lilás” com ações integradas em todo o país.
No Estado, a iniciativa foi oficializada pelo Governo de Roraima, por meio da atuação
conjunta de todas as forças de segurança.
Coordenada pela Sesp (Secretaria de Segurança Pública), a operação reúne esforços
da PCRR (Polícia Civil), PMRR (Polícia Militar), CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar),
Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do
Deint (Departamento de Inteligência) da Sesp.

Durante coletiva no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), a secretária de
Segurança Pública, Carla Jordanna Rodrigues, destacou que a operação envolve não
apenas ações repressivas, mas também medidas preventivas, educativas e de
atendimento especializado.
“A Operação Shamar vai além da repressão: une investigação, atendimento às vítimas e
ações educativas. A integração das forças é fundamental para garantir agilidade nas
investigações, cumprimento de medidas protetivas e, principalmente, levar
conscientização à população. Atuaremos na capital e no interior com palestras,
orientações e mobilizações educativas”, afirmou a secretária.
Entre as ações previstas estão o cumprimento de mandados de prisão, finalização de
inquéritos, fiscalização de medidas protetivas e realização de campanhas educativas em
Boa Vista e nos municípios do interior.
ATUAÇÃO INTEGRADA
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Overlan Lopes, ressaltou o papel da
Patrulha Maria da Penha no apoio direto às vítimas. “A PM realiza um trabalho
preventivo e informativo, com visitas às famílias e diálogo direto com as vítimas.
Estaremos presentes em todos os municípios com efetivo dedicado, levando
informações e reforçando a importância da denúncia”, destacou.
O delegado-geral em exercício da Polícia Civil, Luciano Silvestre, também reforçou a
importância da atuação coordenada entre os órgãos.
“Essa operação amplia nossa capacidade de resposta, fortalecendo a proteção às
mulheres e a responsabilização dos agressores. É mais um passo no compromisso da
Polícia Civil com a justiça e a segurança da população roraimense”, afirmou.
Mudança de comportamento
As delegadas da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e do PCE
(Plantão Central Especializado) também participaram do lançamento e destacaram a
necessidade de trabalhar a sensibilização dos autores de violência.
A diretora em exercício do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegada
Elivania Aguiar, enfatizou o ineditismo dessa abordagem:
“Neste ano, além das ações repressivas, iniciaremos um trabalho específico de
conscientização com os autores de violência. A ideia é promover uma mudança real de
comportamento e quebrar ciclos de agressão que ainda persistem”, explicou.
A delegada Kamilla Basto, responsável pela coordenação da operação na Polícia Civil,
detalhou os focos da atuação:
“Vamos cumprir mandados de prisão em aberto e intensificar ações educativas em Boa
Vista e no interior, com destaque para Caracaraí, Bonfim e Alto Alegre. Também
convidamos empresas e instituições a nos receberem para palestras, ampliando o
alcance das mensagens de respeito e proteção às mulheres”, disse.
CANAIS DE DENÚNCIA
Mulheres que enfrentam qualquer tipo de violência podem buscar ajuda pelos seguintes
canais:
Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher (gratuito e 24h);
Disk Denúncia da Polícia Civil (197)
Pelo site oficial, com e-mail e o número (95) 98412-5657 (WhatsApp)
SOBRE A OPERAÇÃO
A Operação Shamar é uma ação nacional articulada pelo Governo Federal em parceria
com os Estados brasileiros, com o objetivo de ampliar a proteção às mulheres, fortalecer
os serviços de segurança pública e promover ações educativas. O nome “Shamar” tem
origem no hebraico e significa “guardar”, “proteger”, “vigiar” e “zelar”.
Mín. 22° Máx. 31°


