Publicado
4 semanas atrásem
A defasagem salarial e a necessidade de atualização das normas que regem a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima foram os principais temas do encontro entre o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), e representantes da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares (APBM-RR) nesta segunda-feira (24).
Durante a reunião, a diretora-geral da APBM-RR, Quésia Mendonça, entregou a Sampaio um anteprojeto de Lei Complementar que prevê a reposição da tabela salarial dos militares e a modernização da legislação vigente. No entanto, para que a matéria seja analisada pelo Legislativo, é necessário que o Governo do Estado encaminhe o projeto, o que tem sido motivo de questionamento por parte da categoria.
A proposta apresentada pela associação sugere alterações e acréscimos às Leis Complementares nº 194/2012 e 224/2014, além de estabelecer a recomposição salarial dos profissionais, que, segundo a entidade, acumulam mais de 35% de perdas ao longo dos anos. “Sem considerar outros direitos, como Risco de Vida, auxílio-alimentação e o serviço voluntário remunerado, que também precisam ser ajustados”, destacou Soldado Sampaio.
No dia 12 de março, o parlamentar já havia encaminhado ao Poder Executivo a Indicação nº 18/2025, solicitando o envio de um Projeto de Lei para a atualização da legislação das corporações. A medida inclui a organização básica da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a estruturação da carreira dos militares estaduais e a instituição do escalonamento vertical de remuneração, conforme as diretrizes da Lei Federal nº 14.751/2023.
Sampaio reafirmou seu compromisso com as forças de segurança e cobrou do governador Antonio Denarium (Progressistas) uma resposta ágil às demandas da categoria. “Tomarei as providências necessárias junto ao Governo e ao Parlamento, e tenho certeza de que posso contar com o apoio dos demais deputados para aprovar qualquer projeto que valorize nossos policiais e bombeiros militares”, assegurou. O parlamentar também defendeu que o tema seja incluído na elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), previsto para chegar à ALE-RR até o final de maio.
A diretora-geral da APBM-RR agradeceu a receptividade e destacou a expectativa da categoria por avanços concretos. “Esperamos que nossas demandas sejam ouvidas e apreciadas. A valorização dos nossos militares é essencial, e precisamos unir forças para alcançar esse objetivo”, afirmou Quésia Mendonça.
A mobilização da categoria e o apoio do Parlamento reforçam a importância da atualização da legislação e da recomposição salarial para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam na segurança pública do estado.
Texto: Yasmin Guedes Esbell
Foto: Nonato Sousa
SupCom ALERR –
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.
SUSTENTABILIDADE Feira de Artesanato Indígena integra lançamento do ODS 18 na Assembleia Legislativa de Roraima | ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima
Governo finaliza entrega de peixes beneficiando 50 mil famílias em Roraima – GOVERNO DE RORAIMA
Corinthians demite o técnico argentino Ramón Díaz
Calderano e Takahashi vão às quartas em etapa da Copa do Mundo
Deputado Sargento Portugal denuncia que foi alvo de tiros no Rio
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta
O deputado federal Sargento Portugal (Podemos) disse que o veículo em que estava foi alvo de tiros de criminosos nessa...
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) encerrou nesta quinta-feira (17) a greve de fome iniciada há nove dias, após acordo firmado...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar