Publicado
4 semanas atrásem
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade ao receber, na noite desta segunda-feira (24), representantes da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis “Cata Tudo”, de Caracaraí. O grupo solicitou apoio para fortalecer a coleta seletiva no estado e transformar a entidade em utilidade pública.
Com uma trajetória de dez anos, a associação conta com 38 membros e integra a rede de catadores da Amazônia Legal. Para o presidente da Cata Tudo, Carlos Magno Marques Freire, “reciclar é transformar o futuro, um gesto simples que faz toda a diferença no cuidado com o planeta.” Ele também destacou a importância do fortalecimento das cooperativas e da ampliação de políticas públicas voltadas à reciclagem.
“A Cata Tudo trabalha há uma década para reduzir a poluição e dar um destino adequado aos resíduos. Além da coleta seletiva, buscamos agregar valor aos materiais recicláveis. Transformamos latinhas em canecas, garrafas de vidro em copos e PET em cordinhas de varal e até malhadores de pesca”, explicou Magno. Segundo ele, o reconhecimento como utilidade pública permitirá à entidade captar recursos para expandir suas ações e atender mais famílias.
O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), reforçou que a proposta para tornar a Cata Tudo um órgão de utilidade pública já está em tramitação e deve ser votada nos próximos dias. “Esse reconhecimento é fundamental para que a associação tenha acesso a recursos estaduais e federais, fortalecendo sua estrutura e ampliando seu impacto na sociedade”, afirmou.
Além disso, Sampaio chamou atenção para a urgência da criação de aterros sanitários nos municípios do interior do estado. “Não dá mais para conviver com lixões a céu aberto. Isso é um problema ambiental e social grave. Já destinamos R$ 5 milhões em emendas para a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) elaborar os projetos necessários e apresentá-los aos prefeitos. Agora, precisamos garantir que essas obras saiam do papel”, pontuou.
O parlamentar ressaltou que a ALE-RR continuará cobrando ações concretas dos governos estadual e municipais para viabilizar a gestão sustentável dos resíduos. “A reciclagem não é apenas uma questão ambiental, mas também econômica e social. O trabalho das associações como a Cata Tudo precisa ser valorizado e fortalecido, pois beneficia tanto o meio ambiente quanto as famílias que dependem dessa atividade”, finalizou.
A iniciativa reforça a importância de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e ao fortalecimento da economia circular, beneficiando tanto os catadores quanto a preservação ambiental em Roraima.
Texto: Leo Daubermann
Fotos: Nonato Souza
SupCom ALE-RR
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.
SUSTENTABILIDADE Feira de Artesanato Indígena integra lançamento do ODS 18 na Assembleia Legislativa de Roraima | ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima
Governo finaliza entrega de peixes beneficiando 50 mil famílias em Roraima – GOVERNO DE RORAIMA
Corinthians demite o técnico argentino Ramón Díaz
Calderano e Takahashi vão às quartas em etapa da Copa do Mundo
Deputado Sargento Portugal denuncia que foi alvo de tiros no Rio
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta
O deputado federal Sargento Portugal (Podemos) disse que o veículo em que estava foi alvo de tiros de criminosos nessa...
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) encerrou nesta quinta-feira (17) a greve de fome iniciada há nove dias, após acordo firmado...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar