Publicado
1 mês atrásem
Palestra destaca a Lei Maria da Penha e os tipos de violência existentes. – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR
A equipe do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), vinculado à Secretaria Especial da Mulher (SEM) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), esteve na Escola Estadual Euclides da Cunha (GEC) nesta quarta-feira (19) para palestrar sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violência doméstica e a rede de proteção existente. O encontro foi direcionado aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental.
A iniciativa busca ajudar os jovens a reconhecer comportamentos agressivos dentro do ambiente familiar e nos relacionamentos amorosos, prevenindo futuras situações de violência. Além disso, a ação visa conscientizar os meninos sobre o risco de se tornarem agressores e incentivar as meninas a identificarem e denunciarem abusos.
A assistente social do Chame, Eliane Rodrigues, destacou a importância da rede de proteção proporcionada pela Lei Maria da Penha e alertou sobre o papel da sociedade na prevenção da violência.
“A violência não se resume apenas à agressão física. A omissão também contribui para que o crime continue. Se alguém presencia um caso e não denuncia ou não orienta a vítima, acaba permitindo que a situação persista. O maior objetivo da Lei Maria da Penha é a proteção e a prevenção. Por isso, levamos esse debate às escolas, para conscientizar os jovens desde cedo”, frisou.
Apoio escolar
Entre os estudantes que acompanharam atentamente a palestra, Sofia Maia, de 15 anos, destacou a importância de reconhecer sinais de ameaça dentro de um relacionamento.
“Precisamos estar atentos para evitar que algo pior aconteça no futuro. Achei fundamental conhecer os locais que fazem parte da rede de proteção, porque muitas vítimas não têm alguém por perto para apoiá-las. Além disso, muitas vezes, alunos vivem essa realidade em casa sem que os colegas percebam. Com essa palestra, eles podem entender melhor a situação e buscar ajuda na escola”, afirmou.
A orientadora escolar Fabrícia Teixeira reforçou que a instituição trabalha regularmente com os alunos temas como bullying e suas consequências, oferecendo suporte emocional e encaminhamento para assistência especializada quando necessário.
“Essas palestras são fundamentais, pois nossos alunos estão começando a se envolver em relacionamentos e precisam estar bem-informados. Muitos buscam apoio na orientação escolar, pois nem sempre encontram suporte fora do ambiente educacional. Contamos também com uma rede de apoio importante, como a Divisão de Desenvolvimento Psicossocial Escolar (Dipse), para onde encaminhamos os estudantes após um relatório e comunicação à família”, explicou.
Atendimento e contato
A Secretaria Especial da Mulher (SEM) funciona na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, e possui um núcleo em Rorainópolis, na rua Dra. Yandara, 3058, Centro. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O programa também oferece suporte on-line pelo ZapChame – (95) 98402-0502 –, disponível 24 horas, incluindo finais de semana e feriados. Solicitações para palestras podem ser enviadas para o mesmo número.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.
Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT
Dólar cai para R$ 5,80 após Trump falar em acordo com a China
SUSTENTABILIDADE Feira de Artesanato Indígena integra lançamento do ODS 18 na Assembleia Legislativa de Roraima | ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima
Governo finaliza entrega de peixes beneficiando 50 mil famílias em Roraima – GOVERNO DE RORAIMA
Corinthians demite o técnico argentino Ramón Díaz
Calderano e Takahashi vão às quartas em etapa da Copa do Mundo
O deputado federal Sargento Portugal (Podemos) disse que o veículo em que estava foi alvo de tiros de criminosos nessa...
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) encerrou nesta quinta-feira (17) a greve de fome iniciada há nove dias, após acordo firmado...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar