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Com 14 anos de atuação, Procon Boa Vista reforça compromisso com o consumidor

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Com 14 anos de atuação, Procon Boa Vista reforça compromisso com o consumidor
Por Hora 1 Roraima
Para relembrar a importância do dia 15 de março, o órgão compartilha dicas especiais para garantir compras seguras
O Procon Boa Vista atua há mais de 14 anos para garantir os direitos dos consumidores
da capital, sempre fiscalizando, defendendo e mediando a relação entre empresas e
clientes. No Dia do Consumidor, a ser comemorado neste sábado, 15, o trabalho se
intensifica. Com mais de 37 mil atendimentos registrados, o Procon compartilha dicas
e as ações a serem promovidas em alusão à data.
Desde a sua criação, o Procon busca a excelência, que é uma marca da gestão
municipal. Teve melhoria das condições de trabalho para os servidores, mudança para
nova sede, unidade implantada no Fórum da Cidadania, reestruturação do órgão e
muito mais. Para a secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, ao
longo de 14 anos, o órgão sempre se colocou em evidência local e nacionalmente,
sendo destaque no pioneirismo e levando o melhor atendimento para a população.
“Podemos destacar o protagonismo do Procon Boa Vista com a implantação do
Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor em Roraima. Com isso,
Boa Vista também foi a primeira capital da região Norte a utilizar o novo sistema, que
é o Proconsumidor, atual sistema que utilizamos. Recentemente, passamos a integrar
também o Instituto Brasileiro de Consumidores e Titulares de Dados na diretoria
representando Roraima”, disse.
Trabalho não para! – Em alusão ao Dia do Consumidor, na próxima semana o Procon
Boa Vista entregará aos lojistas, nos dois shoppings e nas principais avenidas
comerciais da capital, o novo selo com informações atualizadas dos canais de
atendimento do Procon.
Nesta quinta-feira, 13, o órgão também vai marcar presença em uma ação conjunta
com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI RR) voltada à educação
sobre temas que envolvem corretagem e golpes. Além disso, as fiscalizações do Procon
serão intensificadas durante todo o mês de março.
Confira as dicas especiais do Procon para você cliente!
1- Cuidado nas lojas físicas: Sempre exija a nota fiscal da compra e não esqueça de se
informar sobre o esquecimento do prazo de garantia. Se informe sobre os termos e
políticas, como a troca, e identifique se os preços estão nítidos. Além disso, tire
dúvidas sobre as formas de pagamento da empresa.
2- Na internet, a atenção é redobrada: Confira se endereço tem o protocolo “https://”
e o ícone de cadeado. Busque no site o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da
empresa ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Assim é possível ver a confiabilidade da
loja. Como nos estabelecimentos físicos, se informe das políticas de troca da loja e
forma de pagamento. Se for pagar com o cartão, forneça somente informações
necessárias e não as salve no site.
3- Frete e Prazo de entrega: Outros fatores que estressam os consumidores nas
compras online. Pesquise e compare em diferentes lojas. Encontre o equilíbrio entre
prazo e preço. Se atente com o frete, pois muitas lojas aumentam o valor para elevar o
pagamento final.
4- “Phishing”: Tenha bastante cuidado antes de clicar em links recebidos por
mensagens, email e nas redes sociais. Isso pode ser uma técnica conhecida como
“Phishing”. Esse cibercrime tem como objetivo adquirir dados pessoais, como
informações de contas bancárias.
5- Promoções e benefícios: Elas enchem os olhos, mas não se deixem agir por impulso.
Sempre se informe sobre os termos dos benefícios oferecidos, como os famosos
cashbacks, antes de adquirir. Também pesquise e compare preços e promoções para
saber se são realmente vantajosas.
6- É um direito seu: Em compras online, você tem sete dias para desistir da compra
(direito de arrependimento). E está tudo bem se arrepender! No caso do
arrependimento o consumidor tem direito a receber o reembolso integral do valor
pago, incluindo frete e outras taxas e o reembolso deve ser feito de imediato e de
forma atualizada. Nas lojas físicas, o consumidor deve ser informado no
estabelecimento sobre as políticas de troca/devolução. O prazo de reclamação para
produtos com defeito ou vícios é de 30 dias para bens não duráveis e 90 para duráveis.
Se nada deu certo, entre em contato com o Procon Boa Vista pelos canais de
atendimento.
Canais de atendimento – Em caso de dúvidas ou se necessitar de auxílio para resolver
qualquer problema relacionado a compras no comércio, como práticas abusivas, o
consumidor pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista, por meio dos telefones
(95) 98400-4441, (95) 984036241 e (95) 98412732(whatsapp) de segunda a sexta-feira,
das 8h às 14h, pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br, e pelo Instagram
@proconboavista.
A sede está localizada na avenida Ville Roy, 6606 – Centro e a nova unidade encontra-
se localizada dentro do Fórum da Cidadania, na Avenida Glaycon de Paiva (Palácio
Latiffe Salomão). Há também a opção de buscar atendimento via Portal Cidadão, no
site oficial da Prefeitura de Boa Vista – aba DIREITO DO CONSUMIDOR.
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.

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