Publicado
1 mês atrásem
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta sobre a chegada de uma frente fria que pode provocar chuvas intensas, quedas de raio e rajadas de vento de até 80 quilômetros por hora (km/h) em algumas regiões do estado. A mudança no tempo está prevista para ocorrer entre domingo (9) e segunda-feira (10).
As áreas com alto risco de chuvas são a região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, o Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, a Serra da Mantiqueira e o litoral norte, além das regiões de Itapeva, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília.
As regiões que apresentam risco moderado são Bauru, Araraquara, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto.
O diretor do Núcleo de Situação de Anormalidade da Defesa Civil, o capitão Polícia Militar Rodrigo Fiorentini, avalia que o cenário dos próximos dias é alarmante.
“Pedimos à população que fique atenta aos alertas do cellbroadcast e que os municípios deem atenção maior às ações de prevenção e proteção do cidadão”, disse, em nota.
Diante da previsão meteorológica, a Defesa Civil montará o Gabinete de Crise, a partir das 18h deste domingo (9), com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios.
O gabinete deve ficar mobilizado até terça-feira (11). O objetivo é garantir pronta resposta a possíveis estragos causados pelos temporais.
No domingo (9), a previsão meteorológica indica que, antes da chegada das chuvas, o estado de São Paulo pode registrar temperaturas extremas, com máximas que podem superar os 37°C em algumas regiões, além da capital com 35ºC.
A Defesa Civil estadual informou que, pela primeira vez, emitiu alerta severo para onda de calor. Moradores dos municípios de Presidente Prudente e Araçatuba, na região oeste do estado, receberam a mensagem pelo celular. A previsão indica que as temperaturas permanecerão extremamente elevadas até domingo (9).
Na mensagem do alerta, recomenda-se que a população se mantenha hidratada, bebendo água regularmente. Também é importante evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia e ter cuidados especiais com crianças e idosos.
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.
Jóquei sofre fratura exposta após queda em corrida no Parque de Vaquejada de Mucajaí
ARTE COLETIVA Exposição literária e artística integra programação do ODS 18 | ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima
Flamengo domina Franca e fará final da BCLA contra o Boca Juniors
Calderano faz história e vai à final da Copa do Mundo de tênis de mesa
Deputado Propõe Criação de Hospital Psiquiátrico Público em Roraima
DIA DOS POVOS INDÍGENAS Governo de Roraima fortalece cultura e incentiva desenvolvimento sustentável nas comunidades indígenas
Deputado Propõe Criação de Hospital Psiquiátrico Público em Roraima Por Hora 1 Roraima Com o objetivo de ampliar o suporte...
Feira de Artesanato Indígena marcou evento que lançou os ODS 18 – Foto: Jader Souza/SupCom-ALE-RR A identidade cultural dos povos...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar