Publicado
1 mês atrásem
CANAL DE DIÁLOGO
ALE-RR realizará audiência pública sobre progressões de mais de 4,5 mil servidores estaduais
Discussão foi solicitada pelo Sintraima, que busca apoio do Parlamento para garantir a efetivação das promoções verticais e horizontais
Por Hora 1 Roraima
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizará uma audiência pública para debater a regularização das progressões funcionais dos servidores estaduais. O pedido foi protocolado nesta quinta-feira (13) pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintraima), Francisco Figueira, que solicitou apoio do Parlamento para ampliar o debate e cobrar do Governo do Estado o cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).
Segundo o sindicato, desde 2022 os servidores aguardam a implementação das progressões verticais e horizontais. O Governo do Estado justifica a não execução dos pagamentos com base nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No entanto, Figueira argumenta que essa justificativa é ilegal.
“O governador alega um déficit orçamentário, apesar de a arrecadação do ano passado ter registrado um excedente de mais de R$ 2 bilhões. O Supremo Tribunal de Justiça já decidiu que as progressões funcionais dos servidores públicos não podem ser negadas com base na LRF. Esse é um direito nosso, e por isso buscamos o apoio da Casa Legislativa para garantir sua efetivação”, afirmou.
Os servidores contemplados pertencem a diferentes áreas, como saúde, educação e administração pública. “Essa medida representa valorização profissional. Passamos por avaliações e cumprimos todos os requisitos exigidos, mas seguimos enfrentando frustrações pelo descumprimento do governo”, completou o presidente do Sintraima.
Valorização dos trabalhadores
O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), reforçou o compromisso do Parlamento em debater e cobrar soluções para pautas de interesse da população. Ele destacou que o orçamento de 2025, aprovado pelo Legislativo, possibilita o pagamento das progressões.
“O Governo tem condições de efetuar esse pagamento. Basta vontade política. Por isso, vamos realizar essa audiência pública e convidar representantes do Executivo para esclarecer os motivos do atraso”, declarou.
Sampaio também mencionou o diálogo conduzido no ano passado para a reposição salarial dos servidores e garantiu que a Casa Legislativa manterá o compromisso com essa pauta.
“Estamos nos aproximando da data-base para a reposição salarial. Em 2024, tivemos um amplo debate na Assembleia, mas a efetivação só ocorreu em outubro. Não queremos que isso se repita. Cabe a nós, como parlamentares, garantir uma cobrança efetiva.”
O requerimento para a realização da audiência pública será votado na próxima semana, com o retorno dos trabalhos legislativos. A ideia é garantir a participação dos servidores no processo de tomada de decisão, proporcionando-lhes uma voz ativa para expressar suas opiniões e preocupações.
Texto: Bruna Gomes
Foto: Márcio Magalhães
SupCom ALE-RR | 13.02.2025
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.
PERÍODO PASCAL Procon Assembleia inicia levantamento de preços de ovos de chocolate em lojas de Boa Vista
Palestino que ganhou Oscar é libertado por Israel após espancamentos
ONGs condenam Israel pelos assassinatos de mais 2 jornalistas em Gaza
Programação contará com palestras sobre culturas e técnicas de manejo de pragas e doenças
Beneficiários do CadÚnico podem ter parabólica digital gratuita
Criminosos sequestram cinco ônibus na zona norte do Rio de Janeiro
PERÍODO PASCAL Procon Assembleia inicia levantamento de preços de ovos de chocolate em lojas de Boa Vista Objetivo é fornecer...
Idosos do Cabelos de Prata mostram energia e vigor em jogos adaptados Evento reuniu cerca de 80 participantes no Cras...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar