Publicado
2 meses atrásem
PROGRAMA CENTELHA
Faperr realiza visitas técnicas para acompanhar projetos de empreendimentos inovadores em Roraima
Por Hora 1 Roraima
O Governo do Estado, por meio da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima), deu início às visitas técnicas do Programa Centelha 2 em Roraima. O objetivo é verificar o andamento dos projetos atendidos, oferecendo orientações quanto aos relatórios e utilização dos recursos financeiros para que os prazos sejam cumpridos.
O acompanhamento da Faperr é essencial para garantir que os projetos evoluam de maneira eficaz, otimizando o impacto do programa e contribuindo para a sustentabilidade e sucesso de iniciativas inovadoras.
A coordenadora do Centelha 2 Roraima pela Faperr, Jorgeana da Silva, explicou que o programa visa estimular a criação de empreendimentos em todo o Brasil, fortalecendo a articulação de atores locais nos ecossistemas de inovação.
“Atualmente estamos na fase de acompanhamento dos projetos aprovados e contratados no qual são realizadas visitas técnicas periódicas para monitorar o progresso e oferecer suporte personalizado”, disse.
Projeto de motorização de bicicletas está inserido no Centelha Roraima
Um dos aprovados no Centelha Roraima foi o projeto Musky, que criou um dispositivo para motorizar bicicletas convencionais. A iniciativa busca incentivar o uso deste meio de transporte e contribuir para a redução da emissão de poluentes no meio ambiente.
“Eu vi uma notícia na internet que estavam fazendo esses equipamentos que transformam bicicletas comuns em elétricas, comecei a pesquisar e vi que não tinha isso no Brasil, que era uma ideia muito distante e cara. Então eu pensei na possibilidade de um dispositivo mais barato e mais eficaz que a concorrência internacional”, explicou o empreendedor Alex Alves.
Alex também detalhou que o protótipo está em fase de testes e que o Centelha foi importante para que a ideia saísse do papel.
“Sem o Centelha a gente teria muita dificuldade, pois foi o que motivou a gente ainda mais a seguir esse sonho. Agora é continuar testando ele para fazer os ajustes finos e integrar um aplicativo no celular para o usuário ter o poder de controle de velocidade e carga de bateria”, finalizou.
CENTELHA RORAIMA
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Roraima. Ele oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.
A iniciativa é executada em Roraima pelo Governo do Estado, por meio da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Roraima).
A nível nacional, é promovida pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), e a Fundação CERTI.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Thaminne Dinelli
FOTOGRAFIA: Ascom/Faperr
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.
Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT
Dólar cai para R$ 5,80 após Trump falar em acordo com a China
SUSTENTABILIDADE Feira de Artesanato Indígena integra lançamento do ODS 18 na Assembleia Legislativa de Roraima | ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima
Governo finaliza entrega de peixes beneficiando 50 mil famílias em Roraima – GOVERNO DE RORAIMA
Corinthians demite o técnico argentino Ramón Díaz
Calderano e Takahashi vão às quartas em etapa da Copa do Mundo
O deputado federal Sargento Portugal (Podemos) disse que o veículo em que estava foi alvo de tiros de criminosos nessa...
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) encerrou nesta quinta-feira (17) a greve de fome iniciada há nove dias, após acordo firmado...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar