Publicado
1 mês atrásem
Centro de Autismo retoma atividades com programação especial para acolher crianças e famílias
Por Hora 1 Roraima
Durante toda a semana serão promovidas uma série de ações lúdicas e pedagógicas no Centro, que recentemente recebeu novos materiais
O Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista da Rede Municipal de Ensino (CETEA) retomou os atendimentos nesta segunda-feira, 10, com uma programação especial voltada para a adaptação e acolhimento das crianças e suas famílias. Com o tema “Colorindo a nossa história”, serão promovidas até o final da semana, atividades lúdicas e pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento motor e cognitivo dos estudantes.
Sandra Nobre, diretora do CETEA, destacou a importância desse acolhimento, principalmente para as crianças. “Ficamos mais de 30 dias de recesso, então esse retorno exige um trabalho de readaptação para que as crianças voltem a se socializar no espaço e com os colegas. Durante essa semana, todos os profissionais direcionam atividades com foco na afetividade, interação e socialização. Nosso objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor, onde as crianças sintam prazer em estar aqui”, afirmou.
A evolução das crianças e o impacto do CETEA nas famílias
Alice Castro, mãe de Anthony Castro, de 6 anos, aluno da Escola Municipal Carmem Eugênia, contou como o atendimento no CETEA tem sido essencial para o desenvolvimento do filho. “Ele melhorou muito na autonomia, já consegue se vestir sozinho e expressar melhor o que acontece na escola e no centro. Antes, ele tinha dificuldades para se comunicar emocionalmente, mas agora está evoluindo bastante”.
Ela também destacou a importância do acolhimento que recebe como mãe. “Aqui temos suporte, podemos tirar dúvidas com a psicóloga e participar de atividades. O acolhimento é essencial”, explicou.
Jamille Pinheiro, mãe de Jhardel, de 9 anos, aluno da Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte, também compartilhou sua experiência. “Desde que ele começou a frequentar o Centro, ele evoluiu muito, principalmente na fala. Antes, o Jhardel tinha dificuldade de se comunicar, mas hoje já consegue formar palavras e expressar o que sente”, disse.
Para Jamille, o Centro funciona como uma verdadeira rede de apoio. “Eu sou mãe solo e o acolhimento que recebemos aqui é muito importante, pois temos um espaço para conversar com a psicóloga e lidar melhor com os desafios do dia a dia”, completou.
Atendimentos e infraestrutura
O CETEA atende estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino, com idades entre 2 e 12 anos. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos, pedagogos, arte-educadores e assistentes sociais. Os alunos com laudo são encaminhados pelas escolas municipais para atendimento especializado.
Para fortalecer esse trabalho, a Prefeitura de Boa Vista adquiriu 1.929 materiais pedagógicos e terapêuticos, tanto para o CETEA como também para o Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIE). Os itens incluem jogos educativos, brinquedos interativos, equipamentos para fisioterapia e comunicação alternativa. Segundo Sandra Nobre, esses recursos vão enriquecer ainda mais os atendimentos.
“Esses investimentos aprimoram os atendimentos, proporcionando um suporte ainda mais qualificado para o desenvolvimento das crianças. Com esses novos recursos, conseguimos ampliar as possibilidades de aprendizado, socialização e autonomia dos nossos estudantes”, destacou a diretora Sandra Nobre.
Investimentos e ampliação do atendimento
As atividades também retornaram no CMIE, que atende 223 estudantes. Assim como o CETEA, a unidade também recebeu novos materiais pedagógicos e brinquedos, como baralhos para fonoaudiologia, tatames em EVA, kits de comunicação alternativa, dominós com textura, playgrounds externos, gangorras e carrosséis.
Com essas melhorias, a prefeitura segue investindo na inclusão e no atendimento especializado para garantir o desenvolvimento das crianças com Transtorno do Espectro Autista e outras necessidades educacionais especiais, proporcionando um ambiente de aprendizado mais seguro, interativo e inclusivo.
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.
PERÍODO PASCAL Procon Assembleia inicia levantamento de preços de ovos de chocolate em lojas de Boa Vista
Palestino que ganhou Oscar é libertado por Israel após espancamentos
ONGs condenam Israel pelos assassinatos de mais 2 jornalistas em Gaza
Programação contará com palestras sobre culturas e técnicas de manejo de pragas e doenças
Beneficiários do CadÚnico podem ter parabólica digital gratuita
Criminosos sequestram cinco ônibus na zona norte do Rio de Janeiro
PERÍODO PASCAL Procon Assembleia inicia levantamento de preços de ovos de chocolate em lojas de Boa Vista Objetivo é fornecer...
Idosos do Cabelos de Prata mostram energia e vigor em jogos adaptados Evento reuniu cerca de 80 participantes no Cras...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar