Publicado
2 meses atrásem
A Praça do Tamanduá, no bairro Cidade Satélite, foi o local escolhido para o início do cadastramento aos interessados em castrar seus pets, macho ou fêmea – Jader Souza /SupCom ALE-RR
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) deu início, neste sábado (8), à primeira etapa do Programa do Bem-Estar Animal, que oferece castração gratuita de cães e gatos. A iniciativa idealizada pelo presidente da Comissão de Defesa e Proteção aos Direitos dos Animais do Poder Legislativo, deputado Marcinho Belota (PRTB), visa atender tutores sem condições financeiras para arcar com o procedimento, contribuindo para o controle populacional e a prevenção de doenças nos animais.
O primeiro cadastramento ocorreu na Praça do Tamanduá, no bairro Cidade Satélite, zona oeste de Boa Vista, reunindo centenas de pessoas interessadas no serviço. Entre os participantes estava o desenvolvedor de sistemas Akiyama de Souza, que levou sua cadela Branquinha. “Vi essa oportunidade e decidi castrá-la para evitar problemas futuros. Cuidar da saúde do pet é essencial”, afirmou.
A estudante Janiele Cardoso também aproveitou a oportunidade para cadastrar sua gata de seis meses. “Quero garantir que ela continue sempre em casa. Quando entram no cio, muitas gatas acabam fugindo. Vi essa iniciativa nas redes sociais e decidi participar”, contou. Ela ainda destacou a importância do programa para quem tem vários animais. “Muita gente não pode pagar pelo procedimento, e essa oportunidade é essencial para o bem-estar dos pets”.
A aposentada Maria Raimunda Silva ressaltou o impacto positivo da ação. “Tenho muitos gatos em casa e não sabia mais o que fazer. Não posso deixar os filhotes desamparados, mas também não tinha como pagar tantas castrações. Esse programa veio na hora certa”, comemorou.
O deputado Marcinho Belota, presidente do Programa do Bem-Estar Animal, vinculado à Superintendência de Programas Especiais, celebrou a grande adesão da população e reforçou que a castração será um compromisso permanente da ALE-RR. “Nosso objetivo é facilitar o acesso ao procedimento, levando o cadastramento até os bairros e garantindo que os animais sejam castrados com qualidade e segurança. A castração não é apenas uma questão de bem-estar animal, mas também de saúde pública”.
Para garantir a segurança e o sucesso das cirurgias, o médico veterinário Tiago Monteiro destacou os benefícios do procedimento: “A castração previne doenças graves como tumores mamários, infecções uterinas e TVT (Tumor Venéreo Transmissível). Além disso, reduz hormônios que podem influenciar problemas comportamentais”. Ele também alertou sobre os cuidados pós-operatórios, que incluem repouso, medicação adequada e higiene para evitar complicações.
A meta do programa é realizar mais de 600 castrações por mês, atendendo cerca de 6 mil animais até o final do ano. Os próximos bairros a receberem o cadastramento serão Pedra Pintada e Pérola. A população pode acompanhar o calendário e locais das próximas ações por meio das redes sociais da ALE-RR.
Com essa iniciativa, a ALE-RR se torna a primeira Assembleia Legislativa do Brasil a implementar um programa próprio de castração.
Texto: Raynãa Fernandes
Fotos: Jader Souza / Carol Falcão
SupCom ALE-RR
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.
SUSTENTABILIDADE Feira de Artesanato Indígena integra lançamento do ODS 18 na Assembleia Legislativa de Roraima | ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima
Governo finaliza entrega de peixes beneficiando 50 mil famílias em Roraima – GOVERNO DE RORAIMA
Corinthians demite o técnico argentino Ramón Díaz
Calderano e Takahashi vão às quartas em etapa da Copa do Mundo
Deputado Sargento Portugal denuncia que foi alvo de tiros no Rio
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta
O deputado federal Sargento Portugal (Podemos) disse que o veículo em que estava foi alvo de tiros de criminosos nessa...
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) encerrou nesta quinta-feira (17) a greve de fome iniciada há nove dias, após acordo firmado...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar