Publicado
3 meses atrásem
Em meio à Biodiversidade Amazônica, Bosque dos Papagaios se torna santuário de animais silvestres
Espécies como veado, paca, capivara, arara, tucano, papagaio, jabuti e anta estão entre os animais resgatados
Por Hora 1 Roraima
Tesouro da Biodiversidade Amazônica, os animais silvestres protegidos no Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, no bairro Paraviana, representam a riqueza da região. Iniciativa da Prefeitura de Boa Vista, o espaço foi criado em julho de 2009 para garantir a proteção da fauna e flora nessa extensa área verde localizada em meio à urbanização da capital.
Espécies como veado, paca, capivara, arara, tucano, papagaio, jabuti e anta estão entre os animais resgatados que podem ser observados em habitats do Parque Ecológico. No local, visitantes têm uma experiência educativa e conscientizadora sobre a importância da preservação.
De acordo com o diretor do Bosque, Luciano Ibiapina, as equipes trabalham para que a fauna tenha uma vida tranquila e protegida. “Aqui, temos animais vítimas de tráfico e cativeiro que acabaram sendo resgatados pelas autoridades. Eles recebem alimentação balanceada com sementes, frutas, verduras e folhagens”, disse.
Conexão com a natureza
A visita ao Parque Ecológico é uma oportunidade única de conexão com a natureza e de reflexão sobre a necessidade de proteger o patrimônio natural. Além dos animais, o Bosque dos Papagaios guarda ainda a flora Amazônica, essencial para a preservação do equilíbrio ambiental do planeta.
Visitando o local pela primeira vez, o engenheiro civil Rafael Macieira, aproveitou que está a passeio por Boa Vista e foi conhecer os animais silvestres. “Esse ambiente é muito interessante e importante, pois é um espaço em que as pessoas podem ter acesso à regionalidade, a animais do nosso bioma”, contou.
Dias livres no parque
Às segundas-feiras, o Parque Ecológico se assemelha a uma floresta. Isso porque, no primeiro dia útil da semana ocorre a manutenção do local. Assim, a partir das 18h de domingo até a manhã de terça-feira, alguns animais ficam livres no Bosque. Essa atividade visa melhorar a qualidade de vida dos habitantes do mantenedor.
Com frequência, o veterinário Felipe Duarte faz a trilha do Bosque acompanhado da esposa para manter a atividade física em dia e aproveita para observar os animais. “Aqui é um local que a gente vem para refletir. É muito legal, pois esse ambiente traz uma proximidade com a natureza. Sempre vejo que estão todos bem cuidados”, destacou.
Funcionamento do Bosque dos Papagaios
Com exceção das segundas-feiras, feriados e pontos facultativos, o horário de funcionamento do Bosque é das 8h às 18h durante a semana. Aos fins de semana, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Vale ressaltar que no local não é permitido entrar com animais domésticos, alimentar os animais, entrar com bebida alcoólica, consumir alimentos nas trilhas, fumar e descartar resíduos de forma irregular.
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.
Rússia declara cessar-fogo unilateral de três dias na Ucrânia
Brasileira está entre as vítimas de atropelamento no Canadá
Caminhos da Reportagem mostra sincretismo da Festa de São Jorge
Governo autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado
Moradores aproveitam ação “Prefeitura com Você” para colocar a saúde em dia
Ação itinerante no bairro União leva saúde, lazer, educação e assistência social aos moradores
Moradores aproveitam ação “Prefeitura com Você” para colocar a saúde em dia Por Hora 1 Roraima O Centro de Referência...
Ação itinerante no bairro União leva saúde, lazer, educação e assistência social aos moradores Por Hora 1 Roraima Serviços municipais...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar