Publicado
3 meses atrásem
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.731, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que questionava a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para o 2º biênio da 9ª legislatura. A decisão, publicada em 31 de janeiro, reconhece a “perda de objeto” da ação, uma vez que a nova eleição da Mesa ocorreu em conformidade com os parâmetros estabelecidos pelo STF.
Na ação, a PGR argumentava que o regimento interno da ALE-RR permitia eleições antecipadas sem um marco temporal definido, o que, segundo o órgão, violaria o princípio da alternância e contemporaneidade dos mandatos na Mesa Diretora. No entanto, Toffoli ressaltou que a Assembleia Legislativa realizou nova eleição em novembro de 2024, anulando a anterior, de fevereiro do mesmo ano, para garantir total conformidade com a jurisprudência da Corte.
“A nova eleição adequa-se ao entendimento já fixado por essa Corte Suprema, observando os critérios de contemporaneidade e razoabilidade, em respeito aos princípios democrático e republicano”, destacou o ministro.
Eleição legítima e compromisso com a governabilidade
A eleição da Mesa Diretora, realizada em 14 de novembro de 2024, confirmou a recondução do deputado Soldado Sampaio (Republicanos) à presidência para o biênio 2025-2026. O processo ocorreu após a aprovação do Projeto de Resolução Legislativa nº 15/2024, que revogou o Ato da Mesa Diretora nº 07/2024, assegurando que a escolha da nova composição seguisse o entendimento consolidado pelo STF: a realização do pleito a partir de outubro do segundo ano da legislatura.
Sampaio reafirmou o compromisso da Mesa Diretora com a estabilidade institucional e a transparência na condução dos trabalhos legislativos. “A população pode esperar um compromisso inabalável do Poder Legislativo, da Mesa Diretora e de mim, enquanto presidente. Nosso foco está na educação, saúde, segurança, agronegócio e demais áreas fundamentais. Além disso, seguimos priorizando a transparência, especialmente na discussão do orçamento público, garantindo a participação ativa da sociedade por meio de ferramentas disponíveis no site da Assembleia”, declarou.
O presidente reeleito também destacou a importância da harmonia entre os poderes e instituições, sempre com base na Constituição e nos valores democráticos. “Queremos um parlamento que, de fato, represente a sociedade. Afinal, fomos eleitos para isso”, reforçou.
Nova composição da Mesa Diretora
Além de Sampaio na presidência, a Mesa Diretora para o biênio 2025-2026 será composta pelos seguintes deputados:
Com essa decisão do STF, a Assembleia Legislativa de Roraima reafirma a legitimidade da eleição da Mesa Diretora e segue atuando com segurança jurídica e respeito às diretrizes constitucionais.
Texto: Leo Daubermann
Fotos: Arquivo SupCom ALE-RR
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.
Rússia declara cessar-fogo unilateral de três dias na Ucrânia
Brasileira está entre as vítimas de atropelamento no Canadá
Caminhos da Reportagem mostra sincretismo da Festa de São Jorge
Governo autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado
Moradores aproveitam ação “Prefeitura com Você” para colocar a saúde em dia
Ação itinerante no bairro União leva saúde, lazer, educação e assistência social aos moradores
Moradores aproveitam ação “Prefeitura com Você” para colocar a saúde em dia Por Hora 1 Roraima O Centro de Referência...
Ação itinerante no bairro União leva saúde, lazer, educação e assistência social aos moradores Por Hora 1 Roraima Serviços municipais...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar