Publicado
4 meses atrásem
Dez dicas para fazer compras seguras no período natalino
Seja em lojas físicas ou na internet, o consumidor precisa estar sempre em alerta quanto a preços, promoções e qualidade dos produtos
Por Hora 1 Roraima
O Natal está bem aí. E ainda tem muita gente no comércio ou visitando sites diversos para as compras dos presentes às pessoas queridas ou simplesmente para garantir a roupa e o visual certo para as festas. Para que o consumidor aproveite as ofertas sem sustos, confira aqui dez dicas de ouro do Procon Boa Vista para compras seguras nesse período mágico.
1- Planejamento é a chave: Antes de sair comprando, faça uma lista detalhada de tudo o que precisa e defina um orçamento. Isso evita compras impulsivas e te mantém dentro do controle.
2- Pesquise antes de comprar: Compare preços em diferentes lojas, tanto físicas quanto online. Utilize sites de comparação de preços e aproveite as promoções. Porém, lembre-se: nem sempre o mais barato é a melhor opção. Verifique a reputação do vendedor e a qualidade do produto.
3- Compre em lojas confiáveis: Dê preferência a lojas estabelecidas e com boa reputação. No caso de compras online, verifique se o site possui certificado de segurança (cadeado no navegador). Em caso de dúvida, basta consultar portais como o Site Confiável e o Reclame Aqui.
4- Cuidado com ofertas “irresistíveis”: Desconfie de ofertas muito abaixo do preço de mercado, especialmente em sites desconhecidos. Elas podem ser golpes para roubar seus dados ou vender produtos falsificados.
5- Proteja seus dados: Ao fazer compras online, utilize senhas fortes e diferentes para cada site. Evite usar redes Wi-Fi públicas para fazer compras e sempre verifique se o site está seguro antes de inserir seus dados pessoais e financeiros.
6- Guarde todas as informações: Anote o número do pedido, o nome do vendedor, a data da compra e os dados do cartão de crédito. Guarde também as embalagens e os recibos para eventuais trocas ou devoluções.
7- Fique atento ao prazo de entrega: Verifique o prazo de entrega do produto e programe-se para receber antes do Natal. Lembre-se que o período natalino costuma ser mais movimentado e os prazos podem ser maiores.
8- Utilize o cartão de crédito com cautela: Se optar por usar o cartão de crédito, controle seus gastos e evite fazer compras por impulso. Pague a fatura integralmente para evitar juros altos.
9- Se desejar trocar o produto, verifique a política da loja física: Os comerciantes não são obrigados a efetuar troca por causa do tamanho do produto ou porque o presenteado não gostou. É preciso verificar com o estabelecimento a política para troca de produtos antes de efetivar a compra.
10- Em compras online, atente-se ao direito do arrependimento: Se a compra for pela internet, o consumidor pode exercer o direito de arrependimento e não precisa justificar o motivo da troca. Mas isso, desde que o prazo para a troca seja de até sete dias contados a partir da data da compra ou da entrega do produto. Vale também para compras via telefone ou qualquer tipo de aquisição que não seja na loja física.
PROCON BOA VISTA – Em caso de dúvidas ou se necessitar de auxílio para resolver qualquer problema relacionado a compras no comércio, como práticas abusivas, o consumidor pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista, por meio do telefone (95) 98400-4441, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo e-mail procon@boavista.rr.gov.br e pelo Instagram @proconboavista. A sede está localizada na avenida Ville Roy, 6606 – Centro. Há também a opção de buscar atendimento via Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista -https://cidadao.boavista.rr.gov.br/ aba DIREITO DO CONSUMIDOR.
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.
Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT
Dólar cai para R$ 5,80 após Trump falar em acordo com a China
SUSTENTABILIDADE Feira de Artesanato Indígena integra lançamento do ODS 18 na Assembleia Legislativa de Roraima | ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima
Governo finaliza entrega de peixes beneficiando 50 mil famílias em Roraima – GOVERNO DE RORAIMA
Corinthians demite o técnico argentino Ramón Díaz
Calderano e Takahashi vão às quartas em etapa da Copa do Mundo
O deputado federal Sargento Portugal (Podemos) disse que o veículo em que estava foi alvo de tiros de criminosos nessa...
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) encerrou nesta quinta-feira (17) a greve de fome iniciada há nove dias, após acordo firmado...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar