Publicado
4 meses atrásem
Durante a sessão desta quarta-feira (18), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou simbolicamente diversos projetos de lei (PLs) que adicionam novas datas e semanas ao calendário oficial do estado. As iniciativas promovem conscientização, prevenção e a valorização de diferentes grupos e causas sociais.
Violência e direitos
Entre as propostas aprovadas, destaca-se o Projeto de Lei nº 21/2024, da deputada Joilma Teodora (Podemos), que cria a Semana Estadual de Enfrentamento à Violência Psicológica entre Mulheres, denominada “Wollying”. A ação, realizada anualmente na primeira semana de agosto, visa debater o tema e capacitar educadores para identificar práticas de assédio moral.
Prevenção e conscientização
O Projeto de Lei nº 248/2024, do deputado Idázil da Perfil (MDB), estabelece a Semana de Enfrentamento às Apostas e Jogos de Azar, na semana do dia 4 de abril, com o objetivo de alertar sobre os riscos de dependência, especialmente em plataformas digitais.
Outro destaque é o Substitutivo nº 5/2024, da deputada Angela Águida Portella (Progressistas), que institui o “Período Cinza” entre janeiro e maio, promovendo ações de conscientização e prevenção contra incêndios e queimadas em Roraima.
Homenagem a categorias profissionais
Também foram aprovados projetos que homenageiam categorias profissionais. O PL nº 126/2024, da deputada Angela Águida, institui o Dia Estadual do Biomédico, comemorado em 20 de novembro.
Já o PL nº 20/2024, apresentado por Joilma Teodora, cria a Semana Estadual da Saúde do Trabalhador na Agricultura Familiar, realizada na primeira semana de julho, com foco na prevenção de doenças ocupacionais.
Juventude e cultura
Com foco na juventude, o PL nº 201/2024, do deputado Lucas Souza (PL), institui o Mês da Juventude em agosto, promovendo atividades voltadas à comunicação, cultura, esporte, geração de renda, ciência, tecnologia e sustentabilidade.
No âmbito cultural, o PL nº 104/2024, da deputada Tayla Peres (Republicanos), estabelece a Semana da Cultura Cristã, celebrada do sábado pré-Carnaval até a quarta-feira de Cinzas, com uma programação dedicada à valorização dos valores cristãos.
Comunidades tradicionais
Dois projetos voltados às comunidades tradicionais também ganharam destaque. O PL nº 73/2024, de Joilma Teodora, institui o “Agosto Indígena”, reconhecendo a representatividade de Roraima, que possui a quinta maior população indígena do Brasil, com 97.320 pessoas, o que equivale a 15,29% da população estadual.
Já o PL nº 245/2024, do deputado Armando Neto (PL), cria o Dia Estadual do Tuxaua, comemorado em 9 de fevereiro, valorizando as lideranças indígenas tradicionais.
Após a aprovação na ALE-RR, os projetos seguem para sanção ou veto do Poder Executivo.
Texto: Suellen Gurgel
Fotos: SupCom ALE-RR
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.
Rússia declara cessar-fogo unilateral de três dias na Ucrânia
Brasileira está entre as vítimas de atropelamento no Canadá
Caminhos da Reportagem mostra sincretismo da Festa de São Jorge
Governo autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado
Moradores aproveitam ação “Prefeitura com Você” para colocar a saúde em dia
Ação itinerante no bairro União leva saúde, lazer, educação e assistência social aos moradores
Moradores aproveitam ação “Prefeitura com Você” para colocar a saúde em dia Por Hora 1 Roraima O Centro de Referência...
Ação itinerante no bairro União leva saúde, lazer, educação e assistência social aos moradores Por Hora 1 Roraima Serviços municipais...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar