Publicado
5 meses atrásem
Trabalhadores da PepsiCo fizeram uma paralisação, nesta sexta-feira (29), pelo fim das escalas de 6 dias de trabalho por 1 dia de folga, além da oposição a 6 dias de trabalho por 2 de folga. Na próxima segunda-feira (2), está marcada audiência no TRT-2.
No último domingo (24), trabalhadores das unidades de Itaquera e Sorocaba decidiram entrar em greve. A decisão tomada em assembleia foi motivada, segundo o sindicato da categoria, pela postura intransigente da empresa e recusa em dialogar sobre a jornada de trabalho.
“Diante da tentativa arbitrária da PepsiCo de implementar a jornada 6×1 e 6×2, propusemos a jornada de trabalho espanhola como alternativa [alternar entre uma semana de 48 horas e uma semana de 40 horas]. Porém, mesmo com nossas insistentes solicitações para um diálogo construtivo, a empresa se manteve inflexível”, divulgou o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Alimentação de São Paulo e Região (Stilasp).
O sindicato considera a postura da empresa inaceitável, considerando que há atualmente uma mobilização nacional pelo fim de jornadas de trabalho exaustivas. “Nossa luta é para que todos trabalhadores tenham qualidade de vida e saúde mental.” A entidade não tem estimativa de adesão dos funcionários à greve.
O tema ganhou repercussão nacional em novembro em razão da proposta de emenda à Constituição Federal (PEC), de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSol-SP), que propõe jornada de trabalho de, no máximo, 36 horas semanais e quatro dias de trabalho por semana no Brasil.
Segundo o Stilasp, na próxima audiência no TRT-2, as partes deverão apresentar, no mínimo, duas novas propostas de jornada de trabalho.
A PepsiCo disse, em nota, que “cumpre rigorosamente as leis do país e, ainda que em discussão no Congresso, a jornada 6×1 está de acordo com a legislação brasileira em vigor.”
“A PepsiCo permanece aberta ao diálogo com seus colaboradores e representantes sindicais em busca de soluções equilibradas para todas as partes, reafirmando o seu cuidado e compromisso com as pessoas com base em relações éticas e responsáveis que sempre orientam as suas decisões”, informou.
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.
PESQUISA PROCON PESQUISA COMPARATIVA DE PESCADOS PARA A SEMANA SANTA | ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima
FISCALIZAÇÃO Procon Assembleia divulga comparativo de preços de ovos de Páscoa pesquisados em estabelecimentos da capital | ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima
ESTREITAMENTO DE LAÇOS Visita do cônsul do Japão à ALE-RR abre caminho para parcerias comerciais com o Estado | ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima
DESVIO DE FINALIDADE Testemunha muda depoimento e afirma que era obrigada a suspender processos regulares em São Luiz do Anauá | ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima
ESCUTA ATIVA INOVEM leva apoio ao empreendedorismo indígena durante feira na Assembleia Legislativa | ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima
Detran-RR reforça fiscalização durante feriadão da Semana Santa – GOVERNO DE RORAIMA
Há mais de 180 horas sem se alimentar, a greve de fome do deputado federal Glauber Braga (Psol/RJ) tem mobilizado...
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, sentiu um desconforto gástrico na tarde desta terça-feira (15) e...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar