Conecte-se Conosco
960x300 8

Boa vista

Evento homenageia literatura indígena roraimense

Publicado

em

evento-homenageia-literatura-indigena-roraimense-–-governo-de-roraima

Com o objetivo de estimular a leitura e escrita, e valorizar projetos desenvolvidos nas salas de leituras e bibliotecas das escolas da rede estadual de ensino, a Secretaria de Educação e Desporto promove o IX Expondo e Encantando.

SONY DSC

O evento ocorrerá nos dias 02 e 03 de dezembro no auditório do IFRR (Instituto Federal de Roraima), Campus Boa Vista e o tema escolhido para este ano foi “Vozes Indígenas Femininas – Palavra e Resistência”. Na segunda-feira, 02, o evento será das 14h às 18h e na terça-feira, 03, no horário das 8h às 12h.

O encontro contará com a apresentação de 18 projetos que foram desenvolvidos ao longo do ano letivo pelas escolas estaduais, além de 14 atrações artísticas culturais com a participação de estudantes que realizarão apresentações de canto, dança, peça teatral e declamação de poemas.

“Um dos principais objetivos do Expondo e Encantando é reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelos mediadores de leitura e gerar cada vez mais motivação, não apenas nos mediadores de leitura, mas na própria comunidade escolar, podendo impulsionar sempre a busca do constante crescimento. O evento também abre espaços para as escolas socializarem suas experiências positivas”, explicou Evely Mary Rodrigues Cavalcante, assessora pedagógica do Programa Caminhada Literária, que coordena o evento.

Publicidade

Evento homenageia literatura indígena feminina

Neste ano, o evento realiza uma homenagem às escritoras e poetisas indígenas que contribuem e promovem o respeito à diversidade cultural existente no nosso país e no Estado de Roraima.

Estará presente no evento Jama Wapichana, que é escritora, roteirista, pesquisadora de línguas e cultura indígena. A assessora pedagógica Evely Cavalcante falou sobre a escolha do tema e disse que esta foi uma forma de abrir espaço para a divulgação da literatura indígena feminina.

“Homenagear as escritoras indígenas é trazer a possibilidade e entendimento da ancestralidade, da identidade e do pertencimento social dos povos indígenas. E partimos do princípio de que a literatura indígena surgiu desde a colonização e perdura até hoje. Nada mais justo do que promover essa visibilidade das escritoras indígenas que representam essa resistência feminina e a luta para manter viva as histórias dos povos indígenas”, explicou Evely.

Caminhada Literária

Publicidade

O IX Expondo e Encantando é uma ação desenvolvida pelo Pecali (Programa Caminhada Literária), coordenado pelo Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed.

O Pecali foi criado em 2008 para desenvolver estratégias de leitura junto aos professores, bem como aprimorar a proficiência do ato de ler entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de ensino.

No programa, ocorrem diversas formações continuadas destinadas aos mediadores de leitura, servidores que atuam nas salas de leitura e bibliotecas das escolas, a fim de aprimorar as atividades literárias desenvolvidas nas instituições de ensino e estimular a leitura, a escrita e assim contribuir com o desempenho acadêmico e sucesso escolar dos estudantes.

Publicidade