Publicado
7 dias atrásem
Por
Aldenio Soares
Com o objetivo de estimular a leitura e escrita, e valorizar projetos desenvolvidos nas salas de leituras e bibliotecas das escolas da rede estadual de ensino, a Secretaria de Educação e Desporto promove o IX Expondo e Encantando.
O evento ocorrerá nos dias 02 e 03 de dezembro no auditório do IFRR (Instituto Federal de Roraima), Campus Boa Vista e o tema escolhido para este ano foi “Vozes Indígenas Femininas – Palavra e Resistência”. Na segunda-feira, 02, o evento será das 14h às 18h e na terça-feira, 03, no horário das 8h às 12h.
O encontro contará com a apresentação de 18 projetos que foram desenvolvidos ao longo do ano letivo pelas escolas estaduais, além de 14 atrações artísticas culturais com a participação de estudantes que realizarão apresentações de canto, dança, peça teatral e declamação de poemas.
“Um dos principais objetivos do Expondo e Encantando é reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelos mediadores de leitura e gerar cada vez mais motivação, não apenas nos mediadores de leitura, mas na própria comunidade escolar, podendo impulsionar sempre a busca do constante crescimento. O evento também abre espaços para as escolas socializarem suas experiências positivas”, explicou Evely Mary Rodrigues Cavalcante, assessora pedagógica do Programa Caminhada Literária, que coordena o evento.
Evento homenageia literatura indígena feminina
Neste ano, o evento realiza uma homenagem às escritoras e poetisas indígenas que contribuem e promovem o respeito à diversidade cultural existente no nosso país e no Estado de Roraima.
Estará presente no evento Jama Wapichana, que é escritora, roteirista, pesquisadora de línguas e cultura indígena. A assessora pedagógica Evely Cavalcante falou sobre a escolha do tema e disse que esta foi uma forma de abrir espaço para a divulgação da literatura indígena feminina.
“Homenagear as escritoras indígenas é trazer a possibilidade e entendimento da ancestralidade, da identidade e do pertencimento social dos povos indígenas. E partimos do princípio de que a literatura indígena surgiu desde a colonização e perdura até hoje. Nada mais justo do que promover essa visibilidade das escritoras indígenas que representam essa resistência feminina e a luta para manter viva as histórias dos povos indígenas”, explicou Evely.
Caminhada Literária
O IX Expondo e Encantando é uma ação desenvolvida pelo Pecali (Programa Caminhada Literária), coordenado pelo Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais) da Seed.
O Pecali foi criado em 2008 para desenvolver estratégias de leitura junto aos professores, bem como aprimorar a proficiência do ato de ler entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual de ensino.
No programa, ocorrem diversas formações continuadas destinadas aos mediadores de leitura, servidores que atuam nas salas de leitura e bibliotecas das escolas, a fim de aprimorar as atividades literárias desenvolvidas nas instituições de ensino e estimular a leitura, a escrita e assim contribuir com o desempenho acadêmico e sucesso escolar dos estudantes.
Moradores destacam demandas durante consulta pública para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana
Etapa de inscrições para a modalidade Creche inicia nesta segunda, 9
FORTALECIMENTO ALE-RR firma parceria com dirigentes indígenas para desenvolvimento de políticas públicas em 2025
PROTAGONISMO Assembleia Legislativa incentiva partição da juventude na política
21 DIAS DE ATIVISMO Chame promove aula de defesa pessoal para mulheres migrantes em Boa Vista
SUL DO ESTADO – Secretaria da ALE-RR debate mudança comportamental de autores de violência em palestra em Rorainópolis
PROTAGONISMO Assembleia Legislativa incentiva partição da juventude na política Leis estaduais e programa Parlamento Jovem Roraimense mostram que Casa está...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou, nesta quinta (5), o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica com a Ordem...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar