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Boa vista

Alunos de Roraima se destacam em competição de universidade de São Paulo

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A Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, de Boa Vista, ficou em 3º Lugar na 3ª Edição do Campeonato Artístico-Literário, categoria Ensino Fundamental II – Pintura/Vídeo. A competição faz parte do Programa de Extensão Casa Libras, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Como proposta, a iniciativa trabalhou nas salas de aulas a biografia de Van Gogh e do professor universitário Cacau Mourão, que é surdo, e interpreta a obra O Campo dos Girassóis de Van Gogh, em Libras.

Três escolas representaram o Estado na competição: Escola Estadual Professora Diva Alves de Lima, Escola Estadual Oswaldo Cruz e A Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, na categoria Ensino Fundamental II – Pintura/Vídeo.

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“A importância dessa iniciativa é dinamizar o processo de ensino e aprendizagem em Libras e incentivar o público escolar para melhorar a inclusão desses alunos” explicou a professora responsável do CAS (Centro Estadual de Atendimento As Pessoas com Surdez) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Edna Sonia Rocha.

O campeonato é realizado nacionalmente de forma online e voltado aos estudantes da Educação Infantil até o Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). O processo iniciou em agosto deste ano de forma online e o resultado foi divulgado na sexta-feira, 22.

A Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães alcançou o pódio e conseguiu a 3ª colocação na categoria Pintura/Vídeo – Ensino Fundamental.

“Trabalhamos a Libras com os alunos e partimos para a produção do vídeo, os alunos falaram sobre a biografia dos dois autores, sobre as obras dos o movimento do impressionismo que inspiraram eles e partimos para pintura em telas, o desafio foi lançado e ficamos aí em média um mês produzindo e deu tudo certo, graças a Deus” comemorou Professora da Sala de Recurso Multifuncional da unidade de ensino, Elizamar Feitosa.

Os destaques foram premiados com medalhas e as escolas participantes recebem a certificação de reconhecimento das suas boas práticas educativas voltadas aos alunos surdos, além de certificados de participação para todos os inscritos, independentemente da colocação.

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