Publicado
2 semanas atrásem
Por
Aldenio Soares
Nesta terça-feira, 19, órgãos do Governo de Roraima e entidades parceiras públicas e da sociedade civil que compõem a rede estadual de proteção e atendimento à mulher se reuniram para definir a agenda da campanha de 21 Dias de Ativismo de 2024. O encontro ocorreu na CMB (Casa da Mulher Brasileira).
A campanha, que habitualmente ocorre entre os meses de novembro e dezembro, está intitulada neste ano como “Tolerância Zero – Roraima Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas”.
A coordenadora estadual de Políticas Públicas para as Mulheres da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), Graça Policarpo, explicou que o foco direto da ação é a luta pelo fim da violência contra mulheres e meninas em Roraima. Por isso, a rede de proteção é composta por entidades do Executivo, como secretarias e polícias estaduais e federais, do Judiciário, como Ministério Público e Defensoria Pública, além da sociedade civil e até do setor privado.
“Essa fala tem que ser de todo mundo, e todos entendem a importância de estar na campanha, até porque são instituições que já atuam diariamente e estão sempre presentes com ações individuais e conjuntas”, disse.
Policarpo frisou ainda que a formação e posterior fortalecimento da rede e políticas como a própria Casa da Mulher Brasileira surtiram resultados positivos em Roraima, apesar dos números que mostram aumento das violências contra mulheres e meninas em todo o Brasil.
“Os números expressam as denúncias que aumentam cada vez mais, e essa discussão foi apresentada como pauta da campanha. A partir daí foram propostas ideias e ações para a construção da programação que inicia nesta quarta-feira [20], que é o Dia da Consciência Negra, e vai até 10 de dezembro”.
Polícia Civil reforça importância do combate direto e ações preventivas
A delegada Elivania Roberta de Aguiar, do Departamento de Polícia Especializada, reforçou que a Polícia Civil de Roraima é uma das participantes da rede de proteção que estará ativa na campanha dos 21 Dias de Ativismo.
De janeiro a 19 de novembro de 2024, a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), que funciona na CMB, realizou 262 autos de prisão em flagrante delito, registrou 3519 boletins de ocorrência e expediu 1840 MPUs (medidas protetivas de urgência), além de ter instaurado 326 inquéritos policiais.
“O foco da campanha é tolerância zero à violência sexual, tolerância zero ao feminicídio e tolerância zero à violência doméstica. Por isso é importante que a gente consiga colocar muitas pessoas para conhecerem e entenderem como funcionam esses ciclos da violência e que a gente realmente consegue implantar uma mentalidade de não permitir mais que isso ocorra com as mulheres e meninas de Roraima”, declarou.
AGENDA
Os pontos focais da campanha 21 Dias de Ativismo incluem mobilizações midiáticas, em escolas, disseminação de informações, capacitações em instituições públicas e em empresas privadas, além de atendimentos diretos da rede às mulheres e meninas. As ações vão alcançar Boa Vista, Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza e Caroebe.
Na próxima segunda-feira, 25, será realizado um grande evento de mobilização na Praça do Centro Cívico com toda a rede de instituições públicas e civis com diversos serviços para a sociedade.
Moradores destacam demandas durante consulta pública para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana
Etapa de inscrições para a modalidade Creche inicia nesta segunda, 9
FORTALECIMENTO ALE-RR firma parceria com dirigentes indígenas para desenvolvimento de políticas públicas em 2025
PROTAGONISMO Assembleia Legislativa incentiva partição da juventude na política
21 DIAS DE ATIVISMO Chame promove aula de defesa pessoal para mulheres migrantes em Boa Vista
SUL DO ESTADO – Secretaria da ALE-RR debate mudança comportamental de autores de violência em palestra em Rorainópolis
PROTAGONISMO Assembleia Legislativa incentiva partição da juventude na política Leis estaduais e programa Parlamento Jovem Roraimense mostram que Casa está...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou, nesta quinta (5), o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica com a Ordem...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar