Publicado
2 meses atrásem
Por
Aldenio Soares
CONSCIENTIZAÇÃO E INCLUSÃO
Setrabes promove evento em alusão ao Dia da Consciência Negra
Por Hora 1 Roraima
Em celebração ao dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, 20 de novembro, o Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), realizou nessa terça-feira, 19, o evento “Quebrando as Correntes: Ecoando a Liberdade”.
Realizada via Ceppir (Coordenação de Política de Promoção da Igualdade Racial) e CAS (Centro de Atendimento Social) Vila Jardim, a ação comemorou a cultura afro-brasileira, buscando promover a reflexão sobre a luta contra a discriminação racial e fortalecer a identidade negra na sociedade.
Os participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a cultura e as contribuições dos afrodescendentes, além de debater questões atuais relacionadas à igualdade racial e direitos humanos.
Durante o evento, diversas atividades foram realizadas, incluindo apresentações culturais, capoeira e graduação por corda para os 32 atletas do CAS que praticam capoeira na modalidade infantil e adulto.
A titular da Setrabes, Tânia Soares, destacou a importância de celebrar o Dia da Consciência Negra, uma data que convoca toda a sociedade ao enfrentamento do racismo estrutural e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“O evento Quebrando as Correntes: Ecoando a Liberdade é uma iniciativa que visa não apenas comemorar, mas também conscientizar sobre a importância da igualdade e do respeito às diversidades étnicas. Com isso reafirmamos o nosso compromisso com políticas públicas que promovam a inclusão e valorizem todas as culturas presentes em nosso estado. A participação da comunidade foi fundamental para o sucesso do evento, que reforça a necessidade de continuar lutando contra as desigualdades e preconceitos que ainda persistem em nossa sociedade”, disse.
A coordenadora da Ceppir, Rafaela André, falou que o Dia da Consciência Negra é uma data para lembrar a história de luta e resistência do povo negro, desde a escravidão até os dias atuais. Reconhecendo a importância da cultura afro-brasileira e trabalhando pela igualdade e justiça social.
“É um momento em que a sociedade está mobilizada para repensar os dilemas que a população negra ainda passa, como o racismo, discriminação e o preconceito. Então aproveitamos a data para intensificar as ações e projetos que a Coordenação de Política de Promoção da Igualdade Racial já vem desenvolvendo desde sua criação, promovendo espaço de fala e integração para as minorias étnico-raciais”, finalizou.
Sobre o Evento
O evento Quebrando as Correntes: Ecoando a Liberdade se refere às correntes que amarravam os escravizados no Brasil Colonial e que só foram “quebradas” através da garantia de direitos mínimos. Sendo que alguns deles estão pendentes até os dias atuais e refletem a importância da realização de ações como o “Quebrando as Correntes”.
Representatividade
Segundo o Censo Demográfico 2022, a população de Roraima alcançou o total de 636.303 pessoas. A maioria se declara parda, representando mais de 57% do total, enquanto a população preta foi a que mais cresceu desde 2010, registrando um aumento de 86,6%. Considerando pardos e pretos como população negra, Roraima mantém uma representatividade significativa deste grupo, com cerca de 60% da população no estado, similar aos resultados do censo anterior.
Nesse sentido, mais do que apenas falar sobre a importância do enfrentamento ao racismo e preconceito, o dia 20 de novembro celebra as origens e o pertencimento ao grupo étnico-racial que representa mais de 56% da população brasileira: o povo negro.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Ágata Lima
FOTOGRAFIA: Stephane Queiroz
TikTok deixa de funcionar nos Estados Unidos
Israel ataca local com refém na Faixa de Gaza, diz Hamas
Criminosos no Rio usam viatura policial clonada para roubo de cargas
Sem aposta ganhadora, Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 7 milhões
Cashback devolverá imposto a famílias mais pobres
Prejuízos com ações já podem ser indicados à calculadora da Receita
As 1.199 famílias que têm, entre seus integrantes, algum candidato eleito em 2024 tiveram os benefícios do Bolsa Família e...
Os salários com reajustes da maioria das categorias de servidores do Poder Executivo Federal serão pagos após a sanção da...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar