Publicado
3 semanas atrásem
Por
Aldenio Soares
Com o projeto “Acesso ao Saneamento Básico e Justiça Ambiental para imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade”, a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) foi a grande vencedora da categoria Justiça Ambiental, voltada para reconhecer projetos inovadores que buscam assegurar o acesso ao saneamento básico para populações periféricas e historicamente colocadas à margem social, considerando as vulnerabilidades de raça, etnia, gênero ou classe social.
A Caer ficou classificada entre os três de oito projetos apresentados, concorrendo com projetos da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) e a Sanesul (Empresa de Saneamento do de Mato Grosso do Sul) e consagrou-se em primeiro lugar na noite desta quinta-feira, 14, quando os vencedores foram anunciados em cerimônia de premiação, durante o encerramento do Seminário Nacional Universalizar – Aesbe 40 Anos, no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília (DF).
A premiação tem como objetivo valorizar iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade da água, redução de perdas, educação ambiental, inclusão social e soluções sustentáveis de energia. Além de proporcionar visibilidade e reconhecimento às práticas que estão transformando o setor de saneamento no Brasil
O presidente da empresa, James Serrador, comemorou a classificação e destacou a importância do reconhecimento nacional pelo trabalho realizado pelo Governo de Roraima por meio do Programa Água Para Todos, que envolve o projeto desenvolvido em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), estendendo o saneamento básico aos migrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade.
“Nosso agradecimento ao governador Antonio Denarium pela sensibilidade com o saneamento básico, a todos os representantes do Unicef, da Adra [Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais], da Cáritas e, especialmente, aos colaboradores da Caer, que têm grande contribuição nessa missão que é universalizar a água potável. Vamos continuar fortalecendo estas ações, pois este é um compromisso do Governo de Roraima que estamos cumprindo com muita responsabilidade”, declarou.
PROJETO
O projeto “Acesso ao Saneamento Básico e Justiça Ambiental para imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade” está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente o ODS 6, que visa assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos. A ação garante que essas populações tenham acesso a um ambiente mais saudável e digno, respeitando os princípios de equidade e justiça ambiental.
Entre as ações está o fornecimento de água para assentamentos informais desde 2019, transportados por caminhões-tanque do Unicef para diversos assentamentos, além do suporte para que as famílias realizassem a tramitação necessária para acessar a tarifa social de água.
Também são realizadas palestras e oficinas sobre a economia de água e cuidados com o meio ambiente, ministradas por colaboradores da Caer, em parceria com outras organizações. E elaborada uma cartilha bilíngue, em português e espanhol, contendo orientações em uma forma de perguntas e respostas sobre como realizar a ligação à rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário, incluindo os requisitos necessários para ter acesso à tarifa social de água, distribuída durante as palestras e nos pontos de distribuição de água.
Ainda em 2024, será oferecido um curso básico de espanhol para os colaboradores da Caer, capacitando-os a se comunicar de forma clara e empática com os imigrantes venezuelanos. O projeto é conduzido com a participação direta do Núcleo de Meio Ambiente, da Assessoria de Comunicação e Marketing e da Gerência Comercial da Caer, garantindo que as ações sejam integradas e abrangentes.
O Núcleo de Meio Ambiente é responsável pela execução das palestras e oficinas sobre conscientização ambiental, enquanto a Assessoria de Comunicação e Marketing coordenou a elaboração da cartilha bilíngue e a divulgação do projeto. Já a Gerência Comercial é encarregada de estruturar e monitorar o fornecimento de água para as comunidades.
PREMIAÇÃO
Os vencedores foram premiados com troféus e a oportunidade de participar de eventos de grande relevância no setor, inscrições e hospedagem para o Congresso da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e Fitabes 2025.
A Banca avaliadora foi composta por Alexandre Godeiro, da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades; Rafael Castilho, da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo); e Josivan Cardoso, da Abes, representantes de instituições que dialogam diretamente com o setor de saneamento.
Moradores destacam demandas durante consulta pública para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana
Etapa de inscrições para a modalidade Creche inicia nesta segunda, 9
FORTALECIMENTO ALE-RR firma parceria com dirigentes indígenas para desenvolvimento de políticas públicas em 2025
PROTAGONISMO Assembleia Legislativa incentiva partição da juventude na política
21 DIAS DE ATIVISMO Chame promove aula de defesa pessoal para mulheres migrantes em Boa Vista
SUL DO ESTADO – Secretaria da ALE-RR debate mudança comportamental de autores de violência em palestra em Rorainópolis
PROTAGONISMO Assembleia Legislativa incentiva partição da juventude na política Leis estaduais e programa Parlamento Jovem Roraimense mostram que Casa está...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou, nesta quinta (5), o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica com a Ordem...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar