Publicado
2 meses atrásem
Por
Aldenio Soares
O Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima decidiu, por 21 votos, reeleger o atual presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), para a presidência da Mesa Diretora no biênio 2025-2026. A eleição ocorreu em sessão extraordinária nesta quinta-feira (14), em chapa única.
Além de Sampaio, a Mesa Diretora será composta pelos deputados Jorge Everton (União), como primeiro-vice-presidente; Chico Mozart (Progressistas), segundo-vice-presidente; Eder Lourinho (PSD), terceiro-vice-presidente; Renato Silva (Podemos), primeiro-secretário; Aurelina Medeiros (Progressistas), segunda-secretária; Rarison Barbosa (PBM), terceiro-secretário; Marcinho Belota (PRTB), quarto-secretário; Dr. Cláudio Cirurgião (União), corregedor-geral; Isamar Júnior, ouvidor-geral; e Joilma Teodora (Podemos), secretária Especial da Mulher.
“Reafirmo que continuarei a fazer o melhor debate em prol da população, respeitando as particularidades de cada deputado que representa uma parcela da sociedade”, agradeceu Soldado Sampaio, referindo-se aos colegas que depositaram o voto de confiança para a continuidade dos trabalhos nos próximos dois anos.
Deputados manifestaram apoio à nova Mesa Diretora. O deputado Jorge Everton, eleito primeiro-vice-presidente, ressaltou: “A Assembleia Legislativa é uma caixa de ressonância, e estamos mostrando que essa união fará mais por Roraima”.
O deputado Chico Mozart, segundo-vice-presidente, destacou: “O presidente tem feito um trabalho diferenciado, respeitando as prerrogativas, sabedoria e espírito republicano, o que dá uma nova face ao Parlamento”. O deputado Marcos Jorge (Republicanos) reforçou a importância de “continuar nesse caminho de condução e fortalecimento coletivo.”
A deputada Tayla Peres (Republicanos) elogiou a condução de Sampaio e afirmou que o resultado é reflexo do respeito e da responsabilidade do parlamentar com a Casa Legislativa. Gabriel Picanço (Republicanos) destacou o crescimento e a união do Legislativo, e o corregedor-geral Dr. Claudio Cirurgião (União), em participação virtual, afirmou: “O presidente tem dado um olhar diferenciado ao Parlamento, conduzindo o processo de forma democrática e respeitosa com todos os deputados.”
Antes da sessão extraordinária, os parlamentares discutiram, em reunião fechada, o Projeto de Resolução Legislativa nº 15/2024, que revoga o Ato da Mesa Diretora nº 07/2024. Esse ato havia estabelecido a eleição em 21 de fevereiro deste ano, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas.
O PRL nº 15/2024 foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final) e pela Mesa Diretora, e, em seguida, foi aprovado por 22 votos no plenário. Segundo o deputado Soldado Sampaio, a nova eleição foi realizada em conformidade com o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), embora a eleição de fevereiro estivesse em conformidade com a Constituição Estadual.
“Fizemos a eleição em fevereiro, mas o STF determinou um ‘marco temporal’ para que o processo ocorra em outubro do segundo ano do mandato para o próximo biênio, uma medida que o STF busca pacificar,” justificou Sampaio.
O deputado Jorge Everton (União) parabenizou a decisão da Mesa Diretora: “Muitas vezes, as eleições ocorriam em minutos para ambos os biênios, o que dificultava a análise das condições de recondução da gestão.”
A decisão atende às recentes determinações do STF, que estabelece que a eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio da legislatura deve ocorrer a partir de outubro do ano que antecede o respectivo mandato.
A sessão extraordinária foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 57.3) e está disponível no YouTube (@assembleiarr).
Perfil
O deputado Soldado Sampaio é o atual presidente da Assembleia Legislativa de Roraima para o biênio 2023-2024. Casado e pai de três filhos, foi reeleito para o quarto mandato consecutivo com 8.746 votos. Antes da vida pública, atuou como policial militar e lutou pela categoria por meio da Associação de Policiais e Bombeiros Militares (APBM). O parlamentar presidiu a Casa Legislativa no biênio 2021-2022.
Mudanças
A nova eleição alterou a composição da Mesa Diretora. Em comparação com a gestão anterior, houve mudanças na primeira vice-presidência, quarta-secretaria e Corregedoria-Geral.
Durante o biênio 2023-2024, a Mesa Diretora da ALE-RR era composta por Soldado Sampaio (Republicanos) – presidente; Marcelo Cabral (Cidadania) – primeiro-vice-presidente; Chico Mozart (Progressistas) – segundo-vice-presidente; Eder Lourinho (PSD) – terceiro-vice-presidente; Jorge Everton (União) – primeiro-secretário; Aurelina Medeiros (Progressistas) – segunda-secretária; Rarison Barbosa (PMB) – terceiro-secretário; Odilon (Podemos) – quarto-secretário; Renato Silva (Podemos) – corregedor-geral; Isamar Júnior (Podemos) – ouvidor-geral; e Joilma Teodora (Podemos) – secretária Especial da Mulher.
Texto: Yasmin Guedes Esbell
Foto: Marley Lima / Jader Souza
SupCom ALERR
TikTok deixa de funcionar nos Estados Unidos
Israel ataca local com refém na Faixa de Gaza, diz Hamas
Criminosos no Rio usam viatura policial clonada para roubo de cargas
Sem aposta ganhadora, Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 7 milhões
Cashback devolverá imposto a famílias mais pobres
Prejuízos com ações já podem ser indicados à calculadora da Receita
As 1.199 famílias que têm, entre seus integrantes, algum candidato eleito em 2024 tiveram os benefícios do Bolsa Família e...
Os salários com reajustes da maioria das categorias de servidores do Poder Executivo Federal serão pagos após a sanção da...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar