Publicado
2 meses atrásem
Por
Aldenio Soares
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou o Projeto de Decreto Legislativo nº54/2024 que declara de utilidade pública a Federação Roraimense de Xadrez. A proposta é de autoria do deputado Marcos Jorge (Republicanos).
Conforme a justificativa do projeto, o objetivo deste reconhecimento é fomentar o papel social da entidade e estimular a prática do esporte, uma vez que o xadrez traz benefícios como desenvolvimento das ações criativas, de autoestima, raciocínio lógico, concentração e interação.
No Plenário, Marcos Jorge reforçou a importância do incentivo ao esporte entre os jovens e de valorizar todas as modalidades praticadas na região, incluindo o xadrez.
“Nós estamos procurando valorizar cada vez mais todas as modalidades esportivas do Estado de Roraima por entender que o esporte é um dos melhores caminhos para o envolvimento da nossa juventude, também da nossa melhor idade. E todas as pessoas que praticam esportes traçam um caminho de bem-estar, de saúde, mas, acima de tudo, de preparo para a vida”, reforçou.
O deputado Chico Mozart (PP) parabenizou a iniciativa do colega parlamentar. “É um esporte que requer muita parte intelectual, embora não seja um esporte olímpico, mas existe a Olimpíada Mundial de Xadrez”, contribuiu.
Em seguida, o deputado Coronel Chagas (PRTB) disse que acompanha a luta daqueles que fazem o xadrez em Roraima e citou que existem muitos talentos. Também enfatizou as dificuldades da Federação e que este reconhecimento será um grande apoio.
“Apesar de todas essas dificuldades, a gente tem notícias de jovens representando o estado de Roraima de forma muito bonita em outros estados da federação. Ao declararmos de utilidade pública, nós vamos dar condições para que o estado possa apoiar de forma mais efetiva as ações dessa federação”, adicionou.
Por fim, o parlamentar Marcinho Belota (PRTB) apoiou a iniciativa e disse ser de grande valia para quem pratica a modalidade.
“E eu o quero parabenizar, porque é um esporte que muita gente não valoriza. É um esporte esquecido e eu, como ex-atleta, sei a dificuldade que é para competir e praticar um esporte que não é valorizado. Então, você tem o meu apoio e conte comigo”, concluiu.
Com a aprovação da proposta, o projeto de lei será encaminhado para o Poder Executivo aprovar ou não a matéria.
Texto: Bruna Cássia
Fotos: Jader Souza e Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR
TikTok deixa de funcionar nos Estados Unidos
Israel ataca local com refém na Faixa de Gaza, diz Hamas
Criminosos no Rio usam viatura policial clonada para roubo de cargas
Sem aposta ganhadora, Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 7 milhões
Cashback devolverá imposto a famílias mais pobres
Prejuízos com ações já podem ser indicados à calculadora da Receita
As 1.199 famílias que têm, entre seus integrantes, algum candidato eleito em 2024 tiveram os benefícios do Bolsa Família e...
Os salários com reajustes da maioria das categorias de servidores do Poder Executivo Federal serão pagos após a sanção da...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar