Publicado
2 meses atrásem
Por
Aldenio Soares
SESSÃO DELIBERATIVA
Vinte matérias são aprovadas e uma é rejeitada em votação do Parlamento Jovem Roraimense
Por News Roraima
Apresentação e votação de propostas ocorreram nesta quarta-feira (13), no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas
Nesta quarta-feira (13), no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), os deputados jovens deliberaram e votaram, de forma simbólica, 21 projetos de lei (PLs) apresentados na terceira sessão ordinária realizada em outubro. Os projetos abrangem áreas como Comunicação, Educação, Emprego, Esporte e Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Tecnologia.
As matérias votadas suscitaram amplas discussões entre os jovens parlamentares. Das 21 proposições na ordem do dia, 20 foram aprovadas e uma foi rejeitada. O projeto rejeitado propunha o programa “Esporte nas Escolas Públicas e Privadas” para incentivar a prática esportiva durante os intervalos das aulas, pelo PL nº 012/2024, de autoria do deputado jovem Paulo Henrique.
Segundo o autor, a iniciativa busca estimular alternativas saudáveis para os jovens durante o intervalo, ao invés de ficarem apenas nos celulares. “Meu projeto visa a liberação de quadras ou outros espaços esportivos, tanto em escolas públicas quanto privadas”, defendeu Henrique.
Durante a discussão da matéria, os deputados jovens Eyshila Sofia e Walison Silva questionaram o autor sobre a curta duração da prática esportiva durante o intervalo e a questão da higiene dos alunos ao retornarem para a sala de aula. Em resposta, o jovem deputado ressaltou que a proposta tem caráter esportivo e não pretende aumentar o horário do intervalo.
Saúde mental
Outro PL que gerou debates foi o nº 17/2024, que estabelece a presença obrigatória de um psicólogo nas escolas públicas de ensino fundamental e médio do Estado, de autoria da deputada jovem Júlia Oliveira.
O jovem parlamentar Freinyer Josué apoiou o projeto, destacando sua importância, já que nem todas as escolas contam com esse profissional. “A maioria das escolas não têm acompanhamento psicológico, então a aprovação desse projeto é essencial”, pontuou.
A primeira secretária da Mesa, deputada jovem Brenda Rodrigues, expressou surpresa ao descobrir que nem todas as escolas oferecem esse serviço e enfatizou a necessidade de disponibilizar psicólogos nas instituições de ensino. “É essencial que o Estado invista nisso e ofereça esses profissionais em toda a rede pública e privada”, declarou.
Expectativas
Entre os projetos aprovados está o do deputado jovem Renan Barbosa, que propõe a criação de um “canal digital” (aplicativo ou site) para que alunos e cidadãos enviem demandas, sugestões e reclamações sobre questões escolares diretamente ao Estado.
“Para mim, foi muito importante e uma conquista. Estava nervoso sobre a reação dos outros deputados ao meu projeto, mas, como a recepção foi positiva, fiquei tranquilo. Acredito que ele pode vir a se tornar uma proposta oficial no futuro”, afirmou.
Preocupada com a inclusão de jovens de 14 a 20 anos no mercado de trabalho, a deputada jovem Brenda Rodrigues, primeira secretária da Mesa, apresentou um PL que institui programas de incentivo, oferecendo oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional para qualificação.
“Foi gratificante elaborar um projeto aprovado. Também foi minha primeira experiência na Mesa. O nervosismo foi inevitável, mas deu tudo certo, graças a Deus. Espero que minha proposta avance, pois sabemos que muitos jovens buscam uma chance no mercado para ajudar na renda familiar”, disse.
O consultor legislativo Daniel Máximo Garcia explicou o processo da sessão: o dia começou com a reunião das comissões, onde cada parlamentar jovem apresentou suas propostas. “Depois, vieram ao plenário, onde os PLs foram debatidos e votados, a maioria aprovada. Encerramos a fase legislativa; a sessão final será no próximo mês. São matérias de qualidade que os deputados podem usar como inspiração para projetos de lei reais, cabendo a cada gabinete analisá-las”, completou Garcia.
Sobre o Projeto
O Parlamento Jovem Roraimense é uma iniciativa da ALERR, conduzida pelo Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) da Superintendência de Programas Especiais (SPE) da Casa, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) e o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).
Seu objetivo é engajar os jovens na política, oferecendo uma experiência prática do funcionamento do Poder Legislativo e estimulando habilidades de liderança, debate e formulação de políticas públicas. Cada parlamentar jovem é apadrinhado por um deputado estadual. Neste ano, participaram 11 escolas estaduais da capital e do interior, incluindo uma indígena.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Alfredo Maia/ Eduardo Andrade/ Marley Lima
SupCom ALE-RR | 13.11.2024
TikTok deixa de funcionar nos Estados Unidos
Israel ataca local com refém na Faixa de Gaza, diz Hamas
Criminosos no Rio usam viatura policial clonada para roubo de cargas
Sem aposta ganhadora, Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 7 milhões
Cashback devolverá imposto a famílias mais pobres
Prejuízos com ações já podem ser indicados à calculadora da Receita
As 1.199 famílias que têm, entre seus integrantes, algum candidato eleito em 2024 tiveram os benefícios do Bolsa Família e...
Os salários com reajustes da maioria das categorias de servidores do Poder Executivo Federal serão pagos após a sanção da...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar