Publicado
2 meses atrásem
Por
Aldenio Soares
ALE-RR aprova projeto de valorização da mulher na Segurança Pública
Proposta inclui a reserva de pelo menos 20% das vagas em concursos públicos na área de segurança pública para mulheres
Por Hora 1 Roraima
Na manhã desta terça-feira (12), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, com 17 votos favoráveis e nenhum contrário, o Projeto de Lei nº 58/2024, proposto pelo deputado Isamar Junior (Podemos), que estabelece, no âmbito do Estado de Roraima, a Política Estadual de Valorização das Mulheres da Área de Segurança Pública.
O projeto estabelece diretrizes para a valorização feminina no setor, incluindo a reserva de pelo menos 20% das vagas em concursos públicos na área de segurança pública para mulheres, bem como a promoção de estratégias para enfrentamento ao assédio e à violência contra servidoras, realização de pesquisas sobre o perfil das profissionais, equidade na ocupação de cargos gerenciais e a criação de uma ouvidoria sigilosa para casos de assédio no ambiente de trabalho.
O texto também determina a inclusão obrigatória de conteúdos relacionados à igualdade entre homens e mulheres nos cursos de formação, com ênfase no ambiente organizacional. A cada quatro anos, deverá ser realizada uma conferência para debater as diretrizes do plano.
Equidade e acolhimento
Ao apresentar o projeto, o deputado Isamar Junior destacou que “a proposta tem por objetivo valorizar essas mulheres, em vista da necessidade de incluir e incentivar maior número de mulheres nesta importante área de atuação”, disse no texto da justificativa do PL.
O parlamentar ressaltou ainda que a equidade na quantidade de mulheres e homens na segurança pública estadual decorre, dentre outros motivos, da criação de diversos programas e ações estaduais para a proteção à violência (física e psicológica) que sofrem as mulheres e, neste sentido, para garantir esse atendimento, há necessidade de uma equipe feminina maior para atender essas demandas de forma mais acolhedora.
Com a aprovação na Assembleia Legislativa, o projeto segue agora para sanção ou veto governamental.
Texto: Suellen Gurgel
Fotos: Jader Souza/Marley Lima
SupCom ALE-RR | 12.11.2024
TikTok deixa de funcionar nos Estados Unidos
Israel ataca local com refém na Faixa de Gaza, diz Hamas
Criminosos no Rio usam viatura policial clonada para roubo de cargas
Sem aposta ganhadora, Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 7 milhões
Cashback devolverá imposto a famílias mais pobres
Prejuízos com ações já podem ser indicados à calculadora da Receita
As 1.199 famílias que têm, entre seus integrantes, algum candidato eleito em 2024 tiveram os benefícios do Bolsa Família e...
Os salários com reajustes da maioria das categorias de servidores do Poder Executivo Federal serão pagos após a sanção da...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar