Conecte-se Conosco
960x300 8

Boa vista

PL aprovado prevê ‘teste do olhinho’ em crianças até terceiro ano de vida

Publicado

em

PL aprovado prevê ‘teste do olhinho’ em crianças até terceiro ano de vida
Intenção é detectar doenças; matéria foi aprovada na sessão desta terça-feira
Por Hora 1 Roraima

Reflexo brilhante na pupila, estrabismo, dificuldade visual ou fotofobia (sensibilidade exagerada à luz) estão entre os principais sintomas do retinoblastoma, um dos cânceres identificados nos primeiros cinco anos de vida de uma criança.

Para reforçar a detecção e tratamento precoce, a Assembleia Legislativa de Roraima aprovou nesta terça-feira (12), na sessão ordinária no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, o Projeto de Lei (PL) nº 249/23, apresentado pelo deputado Chico Mozart (Progressistas), para realização do “teste do olhinho” em recém-nascidos, principalmente nas 72 horas após o nascimento nas maternidades de Roraima, e uma vez ao ano até os três anos de idade.

Indicada alguma alteração, a criança será encaminhada para tratamento especializado. O projeto sugere à Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) firmar convênios com entidades públicas e privadas para aumentar o alcance do tratamento de crianças com retinoblastoma.

Publicidade

Em justificativa, o parlamentar autor da matéria defendeu a ampliação da informação sobre este câncer.

“O apresentador Tiago Leifert divulgou que sua filha, de apenas um ano, foi diagnosticada com este tipo de tumor, o retinoblastoma, que acomete muitas crianças. E, como reação positiva naquele momento, ele entendeu por bem fazer tal divulgação para impactar positivamente outros pais e mães que porventura estivessem vivenciando esta experiência”, contou Chico Mozart.

Com a aprovação por 16 votos favoráveis, o PL nº 249/2023 será encaminhado para apreciação do governo do Estado que poderá vetar, parcial ou integralmente, ou sancionar.

Texto: Yasmin Guedes
Foto: Jader Souza
SupCom ALERR – 12.11.2024

Publicidade