Publicado
3 semanas atrásem
Por
Aldenio Soares
CERÂMICA INDÍGENA
Comunidade Raposa I celebra cultura ancestral no Festival das Panelas de Barro
Por Hora 1 Roraima
Entre os dias 7, 8 e 9 de novembro, a Comunidade Raposa I, localizada em Normandia, se transformou em um vibrante palco cultural durante o 10º Festival das Panelas de Barro. O evento celebra a tradição da cerâmica indígena e é uma oportunidade única para valorizar e preservar as técnicas ancestrais de produção de utensílios de barro, que são parte fundamental da identidade cultural da comunidade.
O festival não apenas destaca a habilidade dos artesãos locais, mas também serve como um importante mecanismo para a manutenção da cultura indígena. As panelas de barro, que são utilizadas em rituais e na culinária tradicional, simbolizam a ligação profunda entre a comunidade e suas raízes.
Ao reunir moradores e visitantes em torno dessa arte, o evento promove a troca de saberes e experiências, estimulando um sentimento de pertencimento e respeito pelas tradições.
Para o diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima, Bruno Muniz de Brito, esse ano a festa teve um toque especial, graças à conquista pela comunidade do Certificado de Indicação Geográfica Origem concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade industrial às panelas de barro produzidas na Raposa I.
“Esse certificado é uma vitória para a comunidade, que valoriza a cultura ancestral dos índios macuxis de Roraima e proporciona uma valorização e manutenção de sua cultura”, disse Bruno.
Além disso, salientou o diretor, acabou se tornando uma grande oportunidade para o desenvolvimento do etnoturismo na região, onde as panelas de barro, que tem um modo de produção totalmente manual, desde a colheita do barro, seguindo os rituais firmados pelos antigos, até a queima de forma artesanal.
“Além de promover a preservação cultural, o festival também é um impulso significativo para o turismo na região”, salientou o diretor.
Para ele, essa é uma conquista importante para a comunidade, que é a primeira do país a receber essa certificação, fruto do trabalho integrado entre o Governo do Estado, Sebrae, UFRR (Universidade Federal de Roraima), Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e outros parceiros que sempre apoiaram o desenvolvimento sustentável e o turismo de base comunitária na Raposa.
HERANÇA
Desde 2019, a Comunidade Raposa I tem se dedicado ao etnoturismo, uma iniciativa que visa não apenas atrair visitantes, mas também educá-los sobre a rica herança cultural indígena, dentro do Programa de Visitação Turística em Terras Indígenas, apresentado pelo Departamento de Turismo, que hoje é exemplo para todo o Brasil.
O Festival das Panelas de Barro é um exemplo perfeito da abordagem, pois oferece aos turistas a chance de vivenciar a cultura local de maneira autêntica. Durante o evento, os participantes podem observar demonstrações de cerâmica, participar de oficinas e saborear comidas da culinária indígena, tudo isso enquanto aprendem sobre a história e os costumes da comunidade.
A atração de visitantes gera novas oportunidades econômicas para os moradores, que podem vender suas artes e produtos locais, contribuindo para a sustentabilidade da comunidade. O evento não é apenas uma celebração da arte, mas também um meio de garantir a sobrevivência e o fortalecimento da cultura indígena em um mundo em constante mudança.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Jacildo Bezerra
FOTOGRAFIA: Ascom/Secult
Moradores destacam demandas durante consulta pública para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana
Etapa de inscrições para a modalidade Creche inicia nesta segunda, 9
FORTALECIMENTO ALE-RR firma parceria com dirigentes indígenas para desenvolvimento de políticas públicas em 2025
PROTAGONISMO Assembleia Legislativa incentiva partição da juventude na política
21 DIAS DE ATIVISMO Chame promove aula de defesa pessoal para mulheres migrantes em Boa Vista
SUL DO ESTADO – Secretaria da ALE-RR debate mudança comportamental de autores de violência em palestra em Rorainópolis
PROTAGONISMO Assembleia Legislativa incentiva partição da juventude na política Leis estaduais e programa Parlamento Jovem Roraimense mostram que Casa está...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou, nesta quinta (5), o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica com a Ordem...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar