Publicado
2 meses atrásem
Por
Aldenio Soares
CHAMADA PÚBLICA
Faperr selecionará projetos destinados à agricultura familiar e indígena de Roraima por meio de programa agroambiental
Por Hora 1 Roraima
Com foco nos impactos causados pelas mudanças climáticas no setor agrícola, o Governo de Roraima lançou nesta sexta-feira, 8, a chamada pública para seleção de projetos destinados à agricultura familiar e indígena do Estado. A cerimônia de lançamento ocorreu na quarta noite da Expoferr Show 2024.
A chamada pública é organizada pela Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) e realizada em parceria com vários órgãos do Governo do Estado.
O edital da chamada pública agroambiental, que será lançado no fim do mês de novembro de 2024, prevê a seleção de 12 projetos de pesquisa científica. Esses projetos deverão ser destinados à agricultura familiar e indígena de Roraima, com foco no enfrentamento dos desafios das mudanças climáticas.
O governador Antonio Denarium explicou que os projetos precisam necessariamente promover metodologias sustentáveis e inovadoras. Eles terão duração de 12 meses e serão custeados com investimentos do Governo.
“É muito importante o poder público fomentar o uso correto e preocupado com o meio ambiente. E mesmo assim não precisamos desconsiderar que as pessoas tenham retorno pelo trabalho delas, e por isso a chamada pública vai contemplar projetos de ‘manejo cultural e do solo’, ‘economia e segurança alimentar’, ‘manejo de pastagem e saúde animal’ e ‘segurança ambiental’”, explicou o governador.
As pesquisas devem resultar em produtos de aplicabilidade imediata, como monitoramentos, mapeamentos, processos e índices, abordando soluções de forma mitigadora, corretiva e preventiva, fortalecendo políticas públicas.
O presidente da Faperr, Pedro Cerino, destacou como as equipes serão formadas e como os projetos serão positivos para Roraima. “A equipe deve ser composta por pelo menos oito pessoas e eles farão a pesquisa de campo, acompanhamento de projeto e levantamento de dados. Depois irão apresentar o resultado do projeto que deverá ser aplicado nas políticas públicas do estado dentro das linhas”, enfatizou.
O presidente da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), Marcelo Parisi, relatou como o empenho em desenvolver tecnologia e inovação irá entregar à população uma melhor qualidade de produção e de vida.
“Essa chamada é muito importante porque a Aderr está desenvolvendo um controle de sistema de monitoramento de pragas no Estado e isso vai ajudar nossos produtores a se prevenirem para a chegada de novas pragas ou mudanças no ciclo climático. E no final da ponta ela também garante uma boa produção no campo e estabilidade dos preços para a população”, frisou.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Anderson de Carvalho, também destacou a importância das soluções provenientes dos projetos, frisando as mudanças climáticas e as consequências para as pessoas.
“Nós estávamos carentes de pesquisa nessa área para melhores tomadas de decisão, com mais tranquilidade e principalmente para nos planejarmos melhor nas operações, então estamos otimistas”, afirmou.
ENTIDADES
Junto à Faperr, fazem parte da chamada pública agroambiental a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), o Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima), a Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar).
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Isabella Fernandes
FOTOGRAFIA: Ascom/Faperr
TikTok deixa de funcionar nos Estados Unidos
Israel ataca local com refém na Faixa de Gaza, diz Hamas
Criminosos no Rio usam viatura policial clonada para roubo de cargas
Sem aposta ganhadora, Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 7 milhões
Cashback devolverá imposto a famílias mais pobres
Prejuízos com ações já podem ser indicados à calculadora da Receita
As 1.199 famílias que têm, entre seus integrantes, algum candidato eleito em 2024 tiveram os benefícios do Bolsa Família e...
Os salários com reajustes da maioria das categorias de servidores do Poder Executivo Federal serão pagos após a sanção da...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar