Publicado
2 semanas atrásem
Por
Aldenio Soares
Pouco mais de 2,72 milhões de uruguaios estão aptos a votar neste domingo (28). Além de escolherem o próximo presidente do Uruguai e seu vice, os eleitores elegerão senadores e deputados. E ainda responderão a duas propostas plebiscitárias de reforma constitucional.
Na disputa para suceder o atual presidente, Lacalle Pou, estão Yamandú Orsi, do campo progressista; Álvaro Delgado, de centro-direita, e Andrés Ojeda, do Partido Colorado.
Segundo a imprensa uruguaia, as mais recentes pesquisas de intenção de voto indicam que Orsi, que conta com o apoio do ex-presidente José Pepe Mujica, lidera na preferência do eleitorado. Em seguida vem Delgado, candidato da situação e ex-secretário da Presidência de Lacalle Pou.
As pesquisas também apontam que nenhum candidato à presidência obterá, neste domingo, 50% mais um de todos os votos – incluindo brancos e nulos. Se tal previsão se confirmar, os dois candidatos mais votados disputarão um segundo turno e os eleitores terão que voltar às urnas no dia 24 de novembro. No Uruguai, como no Brasil, o voto é obrigatório
Os uruguaios também vão eleger 30 senadores e 99 deputados para compor o Poder Legislativo nacional pelos próximos cinco anos (2025-2030).
Os cidadãos aptos a votar também se manifestarão sobre duas propostas para alterar trechos da Constituição uruguaia. Um dos projetos visa a modificar um artigo que trata de seguridade social, mexendo com as regras para aposentadoria em vigor.
Se os eleitores aprovarem a reforma do Artigo nº 67 da Constituição, o Uruguai voltará a fixar em 60 anos a idade mínima para aposentadoria, tornando sem efeito a reforma previdenciária de 2023, que elevou para os atuais 65 anos a idade mínima. Com a eventual aprovação da mudança, os aposentados não mais poderão receber valor menor que o salário mínimo nacional.
A outra proposta sob escrutínio autoriza que policiais realizem, com autorização judicial, buscas nas residências de suspeitos mesmo que durante a noite. Hoje, a Constituição uruguaia estabelece que, à noite, só é permitido ingressar em um domicílio com a autorização do proprietário.
CHAMADA PÚBLICA Faperr selecionará projetos destinados à agricultura familiar e indígena de Roraima por meio de programa agroambiental
SAÚDE E PREVENÇÃO Sesau distribuiu mais de 2.500 preservativos aos visitantes da Expoferr Show
SUSTENTABILIDADE Roraima participa de reunião de comitê do Fundo Amazônia em Brasília
EXPOFERR SHOW 2024 Pesquisa avalia satisfação do público durante o evento
CULTURA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Escola Estadual Indígena da Serra da Moça realiza segunda Feira de Ciências
GRADUAÇÃO Vinte alunos de capoeira do CCJuv Pedra Pintada são batizados após meses de dedicação
A 10ª Cúpula dos Presidentes de Parlamentos do G20 (P20), foi encerrada nesta sexta-feira (8), em Brasília, com a aprovação...
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou na tarde desta quinta-feira (7), por telefone, com o presidente Luiz Inácio...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar