Publicado
3 dias atrásem
Por
Aldenio Soares
TRIAGEM NEONATAL
Prefeitura deixa de cumprir atribuição e teste do pezinho é suspenso na Maternidade
Por Hora 1 Roraima
Fundamental na detecção precoce de doenças, o teste do pezinho é instrumento indispensável para a sobrevivência de recém-nascidos. No entanto, esse importante exame está suspenso no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth desde o início de junho deste ano.
Segundo o Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Criança, departamento vinculado à Coordenadoria Geral de Atenção Básica da Sesau (Secretaria de Saúde), o repasse de amostras para o Laboratório Guthrie foi suspenso em razão da não renovação do contrato da empresa com a Prefeitura de Boa Vista, que é a responsável por encaminhar os insumos para as Unidades Básicas de Saúde e maternidade da rede estadual.
“Em decorrência da assinatura do Termo de Compromisso firmado com a Sesau e o Ministério Público, em maio de 2022, ficou definido que a oferta do insumo, a coleta e o encaminhamento dos exames para o laboratório, seja das UBS ou da rede de saúde do Estado, é de responsabilidade do município de Boa Vista, e de julho até agora, temos encontrado várias instabilidades e relação a realização do teste, desde a suspensão do envio para o laboratório que faz as análises até a falta do insumo para a realização do teste na maternidade”, destacou a coordenadora da CGAB, Cinthia Brasil.
Além do primeiro termo de compromisso, Estado e município também firmaram acordo referente ao Programa Nacional de Triagem Neonatal, com vistas a garantir o acesso dos pacientes ao programa.
“Os resultados de exames para aqueles que já se submeteram ao teste não estão retornando, e isso nos preocupa muito, pois o teste do pezinho é muito importante para a saúde. É por meio dele que é possível diagnosticar e identificar várias doenças, que tratadas oportunamente garante qualidade de vida para essas crianças”, frisou
ALERTAS REITERADOS
Cinthia Brasil acrescentou ainda que alertou a Prefeitura de Boa Vista acerca dos impactos da suspensão do teste, por meio de um email encaminhado à SAE (Superintendência Atenção Especializada) do município. O mesmo pedido foi reiterado no mês seguinte, com envio de dois ofícios, mas não houve nenhuma manifestação por parte da Prefeitura de Boa Vista sobre o assunto.
Segundo ela, foi somente no dia 22 de agosto que a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a suspensão da realização do exame desde o dia 05 de julho, que o último envio de amostras ocorreu no dia 1º de julho, e que ainda tinham um passivo de 1.176 testes armazenados.
Tal situação ocasionou o acionamos o Ministério da Saúde, sendo realizada uma reunião de entendimentos para a mitigação do problema no dia 02 de setembro deste ano.
Para a coordenadora da CGAB, embora a Secretaria Municipal de Saúde tenha alegado insuficiência de recursos enviados pelo Ministério da Saúde para o custeio dos testes para garantir a cobertura de todos os municípios, nada justifica essa suspensão.
Ademais, segundo ela, a própria Secretaria informou que o laboratório iria analisar as amostras que estavam retidas, além de reforçar que estava negociando a retomada da testagem, ficando ciente apenas a abertura de um edital para credenciamento de um novo laboratório para prestar o serviço.
“Nesse momento, a Maternidade está sem insumos que são de responsabilidade do município de Boa Vista, a gente tem tentado diálogo nesses dias últimas semanas, por meio da nossa área técnica, mas não obtivemos retorno quanto a retomada do envio do material para a unidade”, completou.
TESTES REALIZADOS
É importante esclarecer ainda que os testes realizados na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, entre agosto e setembro, ocorreram graças a insumos remanejados de municípios do interior. Entretanto, já há uma preocupação sobre a indefinição de repasse por parte da Prefeitura, dada a grande demanda existente no Estado.
SECOM RORAIMA
JORNALISTAS: Leandro Freitas e Minervaldo Lopes
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau
FUNDO AMAZÔNIA Corpo de Bombeiros de Roraima tem projeto aprovado para combate a incêndios florestais
REFORÇANDO CUIDADOS Sesau emite alerta para que municípios aumentem a vigilância sobre a coqueluche
OUTUBRO ROSA Iteraima promove ação de cuidados da saúde da mulher
LEI PAULO GUSTAVO Governador anuncia pagamento dos projetos aprovados na Lei Paulo Gustavo
MOVCEU Roraima recebe veículo adaptado para ações culturais em comunidades e vilas do Estado
Prefeitura reforça efetivo municipal com a posse de novos guardas civis e auditor
“O senhor é um padre de festa junina”, disse a candidata a presidente Soraya Thronicke (Pode) durante o último debate do...
Após atraso por problemas na aeronave, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou, nesta quarta-feira (2), em Brasília da...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar