Publicado
3 dias atrásem
Por
Aldenio Soares
A Delegação de Roraima está com a equipe médica completa para dar suporte tanto aos alunos-atletas quanto aos dirigentes durante as competições dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em Recife (PE).
A equipe é formada pelo médico infectologista Mauro Asato, o fisioterapeuta Amaro Júnior e a psicóloga Sirlene Santos. Eles se dividem durante o evento, acompanhando alguma equipe para os locais de competição, mas estão sempre dispostos aos atendimentos.
De acordo com o fisioterapeuta Amaro Júnior, cada modalidade tem uma característica diferente. Nas coletivas por exemplo, as lesões de contato, são as mais recorrentes. Nas demais modalidades, existem as lesões prévias, ou seja, os atletas já vêm para a competição com alguma lesão e aqui se agrava em razão da grande quantidade de jogos e do esforço.
“O que fazemos muito aqui também é a chamada liberação miofascial, ou seja, a liberação da musculatura do atleta, que chega aqui muito contraída e tensa e tentamos fazer um trabalho para relaxar os músculos. Até o momento não tivemos nenhuma lesão grave, que necessitasse de um atendimento mais específico, ou mais prolongado”, disse Amaro.
Muitas vezes, os alunos-atletas enfrentam jogos duros, e nas modalidades coletivas o contato físico e os impactos são inevitáveis. Alguma entrada mais dura ou às vezes uma queda em quadra requer atenção e cuidado especial.
Com os profissionais na própria delegação, o acompanhamento médico é mais direcionado, próximo, e o aluno-atleta é atendido de imediato e se precisar se deslocar a algum hospital da cidade, o médico vai junto para acompanhar e prestar todo o atendimento necessário.
Atendimento psicológico é essencial para ajudar os alunos-atletas
A novidade da delegação para este ano foi o acompanhamento psicológico, com a presença de Sirlene Santos. Em grandes campeonatos, como os JEBs, sentimentos como nervosismo, ansiedade e medo ficam mais aflorados entre as crianças e adolescentes. Saber ter controle sobre essas emoções fazem toda a diferença para um bom desempenho na competição.
“São muitos estímulos aqui que alteram o humor, a crença em si de sua capacidade, então lidar com essas emoções é muito delicado e é o que desperta neles muito mal-estar. O atendimento tem sido pontual nessas demandas, mas também tem a questão do lidar com a frustração da perda. Então nós tentamos dar esse suporte para que eles consigam lidar com tudo isso e fazer o que vieram fazer aqui que é competir e aproveitar esse momento”, explicou Sirlene.
JEBs 2024
Os Jogos Escolares Brasileiros são uma realização da CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar). O Governo de Roraima garantiu a participação dos atletas disponibilizando 170 passagens. Outras 48 passagens foram liberadas pela CBDE. A competição reúne cerca de 8 mil alunos-atletas de todo Brasil na faixa etária dos 12 a 14 anos.
FUNDO AMAZÔNIA Corpo de Bombeiros de Roraima tem projeto aprovado para combate a incêndios florestais
REFORÇANDO CUIDADOS Sesau emite alerta para que municípios aumentem a vigilância sobre a coqueluche
OUTUBRO ROSA Iteraima promove ação de cuidados da saúde da mulher
LEI PAULO GUSTAVO Governador anuncia pagamento dos projetos aprovados na Lei Paulo Gustavo
MOVCEU Roraima recebe veículo adaptado para ações culturais em comunidades e vilas do Estado
Prefeitura reforça efetivo municipal com a posse de novos guardas civis e auditor
“O senhor é um padre de festa junina”, disse a candidata a presidente Soraya Thronicke (Pode) durante o último debate do...
Após atraso por problemas na aeronave, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou, nesta quarta-feira (2), em Brasília da...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar