Conecte-se Conosco
960x300 8

Boa vista

CUIDADO NEONATAL Profissionais da Maternidade passam por treinamento sobre asfixia perinatal

Publicado

em

CUIDADO NEONATAL
Profissionais da Maternidade passam por treinamento sobre asfixia perinatal
Por Hora 1 Roraima

Em alusão ao Setembro Verde Esperança, campanha que tem como foco o alerta sobre a asfixia perinatal, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, deu início nesta quarta-feira, 25, ao curso de atualização no manejo da asfixia perinatal.

A atividade, que conta com a parceria da PBSF (Protecting Brains & Saving Futures), segue até a quinta-feira, 26, contemplando aproximadamente 70 profissionais que atuam na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) da unidade.

“A asfixia perinatal não é somente a morte, mas também envolve as questões relacionadas às sequelas que ela pode causar na sobrevida desses recém-nascidos. Essa é uma preocupação da Sesau [Secretaria de Saúde] em treinar esses profissionais, para que eles possam prestar um melhor atendimento para a nossa população”, destacou a médica neonatologista e atual responsável técnica da UTIN, Patrícia Cavalcante.

Publicidade

Todas as orientações estão sendo realizadas por médicos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Entre os temas abordados na atividade estão a identificação de pacientes elegíveis para hipotermia terapêutica, últimas atualizações sobre convulsão neonatal e monitoramento neurológico.

Diretora médica da PBSF, Rafaela Fabri ressalta a importância dos profissionais em um treinamento com temática importante.

“A asfixia perinatal é a terceira maior causa de morte em recém-nascidos no mundo, ou seja, não é um problema que ocorre só no Brasil. É algo que a gente precisa saber tratar, e nós estamos aqui justamente para ofertar esse treinamento, uma vez que a PBSF já atua nessa questão de neuroproteção cerebral, e agora a gente vem para implantar o tratamento da hipotermia terapêutica nesses recém-nascidos “, completou.

SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Minervaldo Lopes
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau

Publicidade