Conecte-se Conosco
HORA 1 RORAIMA 960X300 1

Boa vista

REVISÃO GERAL ANUAL Deputados se comprometem a analisar com celeridade PL que prevê aumento salarial de 4,62% para servidores estaduais

Publicado

em

revisao-geral-anual-deputados-se-comprometem-a-analisar-com-celeridade-pl-que-preve-aumento-salarial-de-4,62%-para-servidores-estaduais-|-ale-rr-|-assembleia-legislativa-de-roraima

Deputados estiveram presentes no anúncio de reposição salarial – Jader Souza/SupCom ALE-RR

Nesta sexta feira (20), durante coletiva de imprensa no Palácio Senador Hélio Campos, deputados estaduais receberam do governador de Roraima, Antônio Denarium (Progressistas), para análise em caráter de urgência, o projeto de lei (PL) que concede reajuste salarial de 4,62% a todos os servidores públicos. O aumento será retroativo a 1º de setembro. A data-base era o mês de maio.

Conforme Denarium, a reposição vai gerar um impacto de aproximadamente R$ 14 milhões na folha de pagamento, o que deve proporcionar o crescimento da economia e melhorar a arrecadação do Estado.

Reposição, conforme Denarium, gerará impacto de aproximadamente R$ 14 milhões na folha de pagamento – Jader Souza/SupCom ALE-RR

“Estamos retribuindo aos nossos servidores todo o trabalho realizado em benefício da nossa população. Eu sempre peço a eles que atendam as pessoas da mesma forma que gostariam de ser atendidos. Esse é o trabalho do governo do Estado, aprovado pelo povo e pelos servidores, graças ao nosso compromisso com todas as categorias. O governo também agradece a Assembleia Legislativa. Os deputados estaduais estiveram aqui presentes nesse momento tão especial”, destacou.

Publicidade

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Coronel Chagas (PRTB), ressaltou a parceria da Casa com os demais Poderes, em especial na aprovação de matérias de interesse social.

‘O Poder Legislativo está sempre atento às questões do Estado como um todo’, enfatizou Coronel Chagas. – Jader Souza/SupCom ALE-RR

“Quero destacar o esforço da equipe econômica do governo em preparar os atos necessários para encaminhar à Assembleia Legislativa esse projeto de lei para conceder a reposição salarial dos servidores públicos. O Poder Legislativo está sempre atento às questões do Estado como um todo e, com certeza, é parceira dos demais Poderes na deliberação de matérias de interesse da sociedade. Hoje, o governador encaminhou ao parlamento essa matéria. Com certeza, a ALE irá deliberar com a devida celeridade para dar essa notícia tão boa para todos os servidores”, informou Chagas.

Para o deputado Rárison Barbosa (PMB), valeu a pena a espera de cada categoria sindical. Ele relembrou a audiência pública promovida pela ALE-RR em junho, quando representantes de classes trabalhistas apresentaram suas demandas, incluindo o pagamento do reajuste para aquele mês.

Deputado Rárison Barbosa frisou que valeu a pena a espera de cada categoria sindical – Jader Souza/SupCom ALE-RR

“Eu me recordo que sugeri, por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal [LRF], colocar esse reajuste para setembro, porque haveria tempo de o governo se realinhar e honrar o compromisso. A experiência sindical, ao longo de mais de dez anos frente ao Sindicato dos Policiais Penais, me deu condição de enxergar que, quando nos sentamos com o governo ou com os demais Poderes, devemos levar uma proposta e não uma imposição e, assim, governador, nós crescemos muito”, salientou o parlamentar.

A deputada Aurelina Medeiros (Progressistas) explicou que a reposição estava prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. No entanto, no primeiro quadrimestre, a arrecadação do Estado havia caído, tendo sido recuperada nos meses posteriores.

Publicidade
Deputada Aurelina Medeiros explicou que a arrecadação do Estado havia caído, não sendo possível conceder aumento na data-base – Jader Souza/SupCom ALE-RR

“O aumento da receita e a mão de ferro de quem sabe gerir fizeram com que conseguíssemos, no segundo quadrimestre, sair de 52% da receita gasta com pessoal para 46%.  Esperamos que o próximo quadrimestre seja bom, para fazermos uma série de coisas, a exemplo de progressões”, disse.

A presidente do Sindicato dos Policiais Penais, Joana D’Arc, exaltou o trabalho de seus pares na busca pelo reajuste, que se iniciou em março.

Joana D’Arc, presidente do Sindicato dos Policiais Penais exaltou trabalho de seus pares – Jader Souza/SupCom ALE-RR

“Os nossos servidores esperam por esse reajuste o ano inteiro. A data-base era 1º de maio e nós começamos a andar antes, sempre conversando e procurando um diálogo e, graças a Deus, nós temos hoje a contemplação daquilo que esperam há quatro meses; 4,62% podem até não ser muita coisa, mas nós entendemos o momento difícil pelo qual o Estado passa e reconhecemos o esforço do governo em fazer isso por todos os servidores”, agradeceu D’Arc em nomes dos que não puderam estar presentes.

Participaram ainda do encontro os deputados Chico Mozart (Progressistas), Dr. Cláudio Cirurgião (União), Dr. Meton (MDB), Éder Lourinho (PSD), Gabriel Picanço (Republicanos), Isamar Júnior (Podemos), Joilma Teodora (Podemos), Lucas Souza (PL), o primeiro vice-presidente da ALE-RR, Marcelo Cabral (Cidadania), Marcinho Belota (PRTB), Marcos Jorge (Republicanos), Renato Silva (Podemos), Tayla Peres (Republicanos), o vice-governador, Edilson Damião (Republicanos), o senador por Roraima Dr. Hiran Gonçalves (Progressistas), o secretário-chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, o procurador-geral do Estado, Tyrone Mourão Pereira, e o titular da Secretaria da Fazenda, Manoel Sueide Freitas.

Texto: Suzanne Oliveira

Publicidade

Fotos: Jader Souza

SupCom ALE-RR

Publicidade

Política