Publicado
6 meses atrásem
Por
Aldenio Soares
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta sexta-feira (13) o regresso à Ucrânia de 49 prisioneiros de guerra detidos pela Rússia, incluindo antigos combatentes da Azovstal, a siderúrgica sitiada pelo Exército russo em Mariupol (sudeste) na primavera de 2022.
“Quarenta e nove ucranianos [militares e civis] regressaram à casa”, declarou o chefe de Estado ucraniano na rede social Telegram, acompanhando a mensagem com fotografias dos soldados, incluindo mulheres, envoltos em bandeiras ucranianas azuis e amarelas, já em território da Ucrânia.
“Obrigado a toda a nossa equipe, que consegue libertar prisioneiros e reféns do cativeiro russo”, disse Zelensky na mensagem, referindo-se aos civis capturados pelas forças russas nos territórios ocupados que, por vezes, entram nessas trocas de soldados entre Kiev e Moscou.
O chefe de Estado não especificou se essa libertação é resultado de uma troca de prisioneiros com a Rússia, mas tudo indica que se trata de nova iniciativa do gênero, embora Moscou nada tenha informado a esse respeito.
Zelensky agradeceu também às unidades do Exército ucraniano que capturam soldados russos pelo papel na viabilização dessas trocas, aumentando o número de prisioneiros inimigos a serem trocados nesses processos.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.
Volta da guerra por Israel busca anexar Gaza e blindar Netanyahu
Número de mortos nos EUA por tornados do fim de semana sobe para 36
Avião presidencial arremete ao tentar pousar em Sorocaba
No DR com Demori, economista Juliane Furno analisa desafios globais
Dólar fecha a R$ 5,67 e atinge menor valor em cinco meses
Calor extremo, alta do milho e quaresma pressionam preço do ovo
CAPACITAÇÃO Escolegis abre inscrições para 15 mil vagas em cursos EaD com ‘Trilhas do Conhecimento’ Por Hora 1 Roraima Sistema...
REGIÃO NORTE Roraima lidera formação de multiplicadores da plataforma Transferegov Por Hora 1 Roraima O Governo de Roraima conquistou o...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar