Publicado
3 semanas atrásem
Por
Aldenio Soares
Cerca de 20 crianças e adolescentes, atendidas pelo Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr, da Assembleia Legislativa de Roraima, iniciaram nesta quarta-feira (11) aulas de natação. As atividades ocorrerão uma vez por semana, das 16h às 17h, no Distrito de Santa Cecília, no município do Cantá.
A dona de casa Franci Costa participa do Teamarr há mais de dois anos, com os filhos Cadu (Carlos Eduardo – 17 anos) e Expedito, de 8 anos. Os rapazes chegaram animados, porém resistentes, para o primeiro dia de aula de natação. A mãe acompanhava o nado dos filhos, as idas e vindas para a piscina e cada distância percorrida por eles entre uma raia e outra.
“Estou em uma explosão de felicidade porque eles sempre queriam fazer natação e não tínhamos oportunidade e quando falei que havíamos sido selecionados, eles vibraram”, contou a dona de casa.
A natação fará parte das atividades que os meninos praticam pelo Teamarr. “É muito importante porque antes eles não tinham atividades, assim como outras crianças. Quando surgiu o Teamarr foi muito bom, meus meninos não tinham atendimento e fez a diferença na vida do Cadu que já estava em depressão”, lembrou Franci.
O Centro de Acolhimento ao Autista integra o Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima com trabalhos direcionados a crianças e adolescentes autistas, bem como o envolvimento das famílias atípicas em atividades e acompanhamentos.
A presidente do programa, a deputada Angela Águida Portella (PP), acompanhou o início das atividades e explicou a parceria com o projeto Movimente-se, que proporciona mais oportunidades e qualidade de vida.
“Desse acordo de cooperação com o Teamarr atendendo na parte esportiva com natação, futebol, uma vez que nós já disponibilizamos o Taekwondo na nossa sede, promovendo essas habilidades sociais, fortalecendo também todo o sistema motor, a natação ajuda no aspecto social e também a tranquilizar as crianças e adolescentes atípicos”, explicou a parlamentar.
A importância da modalidade foi destacada pela coordenadora do projeto Movimente-se, Karina Lago. “As crianças se sentem incluídas e a natação não tem diferenciação porque queremos a inclusão, tanto das crianças atípicas como as típicas”, complementou.
Texto: Yasmin Guedes Esbell
Foto: Jader Souza
SupCom ALERR
FUNDO AMAZÔNIA Corpo de Bombeiros de Roraima tem projeto aprovado para combate a incêndios florestais
REFORÇANDO CUIDADOS Sesau emite alerta para que municípios aumentem a vigilância sobre a coqueluche
OUTUBRO ROSA Iteraima promove ação de cuidados da saúde da mulher
LEI PAULO GUSTAVO Governador anuncia pagamento dos projetos aprovados na Lei Paulo Gustavo
MOVCEU Roraima recebe veículo adaptado para ações culturais em comunidades e vilas do Estado
Prefeitura reforça efetivo municipal com a posse de novos guardas civis e auditor
“O senhor é um padre de festa junina”, disse a candidata a presidente Soraya Thronicke (Pode) durante o último debate do...
Após atraso por problemas na aeronave, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou, nesta quarta-feira (2), em Brasília da...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar