Conecte-se Conosco
HORA 1 RORAIMA 960X300 1

Boa vista

Governo de Roraima muda realidade de moradores do João de Barro com novo sistema de água

Publicado

em

governo-de-roraima-muda-realidade-de-moradores-do-joao-de-barro-com-novo-sistema-de-agua-–-governo-de-roraima

Nesta terça-feira, 27, o Governo de Roraima realizou a cerimônia de inauguração do novo sistema de abastecimento de água para os moradores do bairro João de Barro e adjacências, em Boa Vista. A obra do sistema foi realizada por meio do Programa Estadual Água para Todos, da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), e beneficia mais de 15 mil pessoas que moram na região.

A presidente da Associação dos Moradores do bairro, Odileuza Ferreira, é uma das contempladas com o sistema. Ela reforçou a importância da obra do Governo de Roraima para a vizinhança, porque vai facilitar a vida de toda a população do bairro.

Odileuza revelou que ela própria era uma das pessoas do João de Barro que realizava uma logística complicada para conseguir água para necessidades básicas do dia a dia. “Para beber a gente trazia de fora. Para lavar roupa, a gente trazia [água] de outros bairros, ou entrava dentro do buritizal, carregava lata. Assim era a nossa vida, com carrinho de mão, lata d’água na cabeça, tudo o que você puder imaginar a gente fazia”, lembrou.

Publicidade

Já há algum tempo, com o sistema moderno da Caer já operante e o trabalho do Governo para universalizar o acesso da população à água potável, a realidade mudou para melhor, ressaltou a presidente.

“Essa obra foi tão esperada, tão sonhada por nós, que moramos aqui há 13 anos, e nós estamos muito felizes. Agora vai ajudar bastante. Agradeço muito ao Governo do Estado e à Caer por conquistarmos isso”, disse.

O gerente da Caer do Sistema de Águas da capital, Paulo Anderson, explicou que a expectativa de produção de água hoje é em torno de 60 mil litros por hora. “A nossa projeção é chegar em 150 mil litros por hora para atender o bairro”, detalhou.

Maior obra já feita pela Caer é capaz de armazenar 900 mil litros de água

Durante a cerimônia de entrega da obra, o vice-governador Edilson Damião explicou que foram instalados 44 quilômetros de rede e foram perfurados três poços com capacidade de mais de 150 mil litros por hora, além de um reservatório apoiado de 600 mil litros e outro reservatório elevado de 300 mil litros. O conjunto da obra torna o novo sistema a maior obra já realizada pela Caer em 55 anos de história da companhia feita com recursos próprios do Governo do Estado.

Publicidade

“Água é vida. A gente está inaugurando um sistema completo que vai garantir a qualidade de vida das pessoas que moram aqui no João de Barro. Por muitos anos as pessoas ficaram sem abastecimento, e hoje a gente está trazendo dignidade para as pessoas do bairro, isso tudo graças ao trabalho do Governo de Roraima que já colocou praticamente 100% de Boa Vista no acesso à água tratada”, destacou.

O presidente da Caer, James Serrador, completou que a obra beneficia cerca de 15 mil pessoas em um investimento de aproximadamente R$ 14 milhões com capacidade para 900 mil litros de água e 3.800 ligações domiciliares.

“É uma grande obra. Isso só foi possível graças à sensibilidade e à determinação do governador Antonio Denarium de universalizar o acesso à água potável em Roraima. O investimento não é só no João de Barro, estamos concluindo também os investimentos do [bairro] Pedra Pintada, com 4 mil ligações domiciliares e 20 mil quilômetros de rede e reservatório de 900 mil litros de água, além do sistema de perfuração de 50 poços em todo o Estado. Roraima tem excelência no saneamento básico”, finalizou.

Publicidade