Publicado
8 meses atrásem
O Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) é indispensável para o funcionamento eficiente das unidades de saúde da rede estadual. Ele agiliza a marcação de consultas e exames, facilita o acesso a medicamentos e permite que os profissionais de saúde acompanhem os pacientes de forma mais eficaz.
Por meio do Cartão SUS, o cidadão tem acesso garantido à rede pública de saúde. Ele é o único instrumento que conecta os procedimentos realizados no SUS ao profissional que realizou o atendimento e à unidade de saúde onde o serviço foi solicitado.
Além de permitir o contato rápido com o paciente, a atualização do Cartão SUS também contribui para a economia e a melhoria na gestão das unidades de saúde, diminuindo os índices de faltas nos mapas de atendimentos.
Para exemplificar a importância dessa atualização, a Policlínica Coronel Mota, uma das principais referências em atendimento ambulatorial no Estado, realizou 77.721 atendimentos entre janeiro e julho deste ano. No entanto, 30.184 pacientes faltaram aos atendimentos agendados, muitos dos quais não puderam ser contatados devido à falta de atualização dos seus dados.
Segundo o diretor do Departamento de Regulação da Sesau, Manuel Roque, as informações contidas no Cartão SUS são essenciais para o SisREG (Sistema Nacional de Regulação) contatar o paciente com urgência, evitando transtornos.
“É através do Cartão SUS que as unidades conseguem confirmar consultas ou informar sobre mudanças de datas em procedimentos, pois o cartão contém todos os dados necessários, incluindo telefones e endereço do paciente. Essa atualização pode ser feita no posto de saúde mais próximo”, ressaltou.
COMO ATUALIZAR
Para atualizar o Cartão SUS, o usuário do sistema público de saúde deve procurar uma UBS, popularmente conhecida como posto de saúde, e fornecer seus dados pessoais, telefone de contato e endereço residencial.
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.
Jóquei sofre fratura exposta após queda em corrida no Parque de Vaquejada de Mucajaí
ARTE COLETIVA Exposição literária e artística integra programação do ODS 18 | ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima
Flamengo domina Franca e fará final da BCLA contra o Boca Juniors
Calderano faz história e vai à final da Copa do Mundo de tênis de mesa
Deputado Propõe Criação de Hospital Psiquiátrico Público em Roraima
DIA DOS POVOS INDÍGENAS Governo de Roraima fortalece cultura e incentiva desenvolvimento sustentável nas comunidades indígenas
Deputado Propõe Criação de Hospital Psiquiátrico Público em Roraima Por Hora 1 Roraima Com o objetivo de ampliar o suporte...
Feira de Artesanato Indígena marcou evento que lançou os ODS 18 – Foto: Jader Souza/SupCom-ALE-RR A identidade cultural dos povos...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar