Publicado
7 meses atrásem
Por
Aldenio Soares
FISCALIZAÇÃO
Aderr apreende mais de 1 tonelada de alimentos sem comprovação sanitária
Por Hora 1 Roraima
A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima) apreendeu, nesta quarta-feira, 21, mais de uma tonelada de produtos vindos de outros Estados. A ação ocorreu no Posto Fiscal do Jundiá, quando fiscais agropecuários da Agência, em fiscalização de rotina, notaram a grande quantidade de produtos em um caminhão freteiro. Entre os itens apreendidos havia pescados em geral, como peixes, camarão, moluscos e também carne bovina.
Posteriormente o material foi reinspecionado em Boa Vista e os servidores efetuaram a apreensão e condenação de diversos produtos sem selo do Serviço de Inspeção e em trânsito irregular. Alguns proprietários dos produtos apreendidos acompanharam a destruição dos alimentos condenados.
“A Aderr reforça de forma veemente que as fiscalizações do órgão ocorrem de maneira correta e sempre obedecendo à legislação vigente. E é importante nós destacarmos que essas ações de fiscalização feitas pela Aderr garantem à população roraimense sanidade e segurança alimentar, evitando contaminação e uma crise de saúde pública”, ressaltou o Presidente da Aderr, Marcelo Parisi.
No caso dos produtos apreendidos, de acordo com o diretor de Defesa Animal da Aderr, Diego Costa, eles vieram de outros Estados para serem comercializados em Roraima sem o SIF (Selo de Inspeção Federal) e alguns inclusive sem o Selo de Inspeção, o que não garante o mínimo de sanidade dos produtos.
Alguns produtos tinham apenas o Selo de Inspeção Estadual dos Estados de origem, o que veta, por lei, a comercialização em outros Estados.
“Este tipo de produto sem garantia nenhuma de sanidade, não pode nem ser doado para alguma instituição para não adoecer as pessoas. A empresa que vendeu o produto agiu de má-fé, porque sabe que apenas o Selo Estadual não permite a comercialização em outros Estados”, esclareceu Diego.
A Aderr ressalta que todo produto adquirido em outro Estado precisa necessariamente do SIF para ser vendido em Roraima, sem exceção. O mesmo vale para todo o território do Brasil, porque é uma determinação da legislação brasileira que tem como objetivo garantir a sanidade dos alimentos, a segurança alimentar e a própria saúde da população consumidora.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Elias Venâncio
FOTOGRAFIA: Ascom/Aderr
Em meio ao PL da Anistia, Senado homenageia redemocratização do Brasil
Lula entrega projeto de isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
Volta da guerra por Israel busca anexar Gaza e blindar Netanyahu
Número de mortos nos EUA por tornados do fim de semana sobe para 36
Avião presidencial arremete ao tentar pousar em Sorocaba
No DR com Demori, economista Juliane Furno analisa desafios globais
O Senado realizou, nesta terça-feira (18), sessão solene em homenagem aos 40 anos da redemocratização do país. O evento ocorreu em...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou, nesta terça-feira (18), ao Congresso Nacional o projeto de lei da isenção...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar