Publicado
7 meses atrásem
Com incentivo da prefeitura, comunidades indígenas despescam e comercializam quase 4 toneladas de tambaqui
Peixes retirados nas comunidades Ilha e Campo Alegre serão comercializados na área urbana de Boa Vista
Por Hora 1 Roraima
Etapa crucial na piscicultura, a despesca representa o momento em que os peixes são retirados dos tanques para comercialização. Integrantes do projeto Moro-Morí nas comunidades indígenas Ilha e Campo Alegre, na região Baixo São Marcos, retiraram quase 4 toneladas de tambaqui para venda nesta quarta-feira, 21.
Todas as comunidades indígenas de Boa Vista serão contempladas com o Moro-Mori e tanques têm sido escavados de forma gradativa. De acordo com o secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, no primeiro momento, o projeto foi pensado para melhorar a alimentação e renda das famílias, mas tem potencial econômico para alavancar o setor.
“Uma vez consolidadas as etapas de melhorar a alimentação e renda das comunidades, a nova etapa do projeto é pensar na ampliação das áreas para a produção de peixes. É uma forma não só de manter, mas aumentar a renda das famílias envolvidas no projeto e se tornar mais uma fonte de negócios dentro das comunidades”, relatou.
Piscicultura nas comunidades indígenas
Esta é a terceira despesca do projeto. A Região da Serra da Moça e Darôra foram as primeiras e, juntas, retiraram quase 4 toneladas de peixe dos tanques. Na comunidade Ilha, 96 famílias colaboram com a piscicultura e após 10 meses de trabalho, todos participaram da retirada de 2.060 quilos de tambaqui, inclusive as crianças auxiliaram nesse trabalho.
A despesca requer planejamento cuidadoso para garantir a máxima eficiência, o que pode impactar diretamente na qualidade do produto entregue ao comprador. Segundo a tuxaua da comunidade, Lindalva Morais, o tamanho grande do tambaqui superou todas as expectativas dos trabalhadores da comunidade.
“Estou muito feliz com o resultado da despesca. Sem o apoio da prefeitura não teríamos o resultado que estamos tendo hoje, pois a comunidade tem recebido muito incentivo. A expectativa era para um peixe de tamanho menor, por causa da seca que passamos, mas o tambaqui está grande e bonito”, contou.
Ensinando a pescar
Quarta comunidade a fazer despesca do Moro-Morí, Campo Alegre, conta com 10 famílias atuando no setor que comercializam 1.917 quilos de peixe. Coordenador do projeto na região, Aldecirio Curicaca, relata que essa é a primeira experiência da comunidade com a piscicultura e com apoio da prefeitura tem dado certo.
“Sem a ajuda da Prefeitura de Boa Vista, a comunidade não teria condições de fazer um trabalho nessa proporção. A estrutura do tanque é bem montada e elaborada. O projeto foi bem planejado, pois pensaram em tudo, desde a formação técnica das famílias que se interessaram pela produção. Hoje estamos com o fruto do trabalho”, destacou.
Projeto Moro-Morí
Implantado pela gestão atual, o Moro-Morí, palavra em macuxi que significa “peixe bom”, conta com escavação de tanques, capacitação das famílias, assistência técnica, além de apoio na despesca, fornecimentos de alevinos e ração. Ainda, a prefeitura disponibiliza equipamentos, como redes de arrasto, balança, motor-bomba, entre outros materiais.
Jornalista com experiência em cobertura política e social em Roraima. Atua com dedicação em reportagens de impacto e busca sempre trazer informações precisas e relevantes para seus leitores. Com uma trajetória de comprometimento e ética, contribui para o fortalecimento do jornalismo local. Atualmente, faz parte da equipe do Hora 1 Roraima.
PERÍODO PASCAL Procon Assembleia inicia levantamento de preços de ovos de chocolate em lojas de Boa Vista
Palestino que ganhou Oscar é libertado por Israel após espancamentos
ONGs condenam Israel pelos assassinatos de mais 2 jornalistas em Gaza
Programação contará com palestras sobre culturas e técnicas de manejo de pragas e doenças
Beneficiários do CadÚnico podem ter parabólica digital gratuita
Criminosos sequestram cinco ônibus na zona norte do Rio de Janeiro
PERÍODO PASCAL Procon Assembleia inicia levantamento de preços de ovos de chocolate em lojas de Boa Vista Objetivo é fornecer...
Idosos do Cabelos de Prata mostram energia e vigor em jogos adaptados Evento reuniu cerca de 80 participantes no Cras...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar