Conecte-se Conosco
960X300 2

Boa vista

Profissionais são treinados sobre codificação de causa do óbito

Publicado

em

profissionais-sao-treinados-sobre-codificacao-de-causa-do-obito-–-governo-de-roraima

A Sesau (Secretaria de Saúde) deu início nesta segunda-feira, 19, no auditório da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, ao Curso Qualificatório para Codificação de Causa Básica de Óbitos em Roraima.

Voltado para profissionais que atuam nas Vigilâncias Epidemiológicas dos 15 municípios do Estado, Unidades de Vigilância Hospitalar e Distritos Sanitários Especiais Indígenas, a atividade segue até sexta-feira, 23, tendo como finalidade melhorar o entendimento sobre óbitos, de maneira mais assertiva.

“Após esse curso, os técnicos dos sistemas vão estar preparados para dar uma melhoria nas causas básicas de morte. Ele vai dizer realmente o que levou aquela pessoa ao óbito, se eles já tinham uma doença preexistente, se foi um acidente, homicídio ou suicídio, lá ele vai identificar e qualificar aquele óbito”, reforçou a gerente do Núcleo de Sistema de Informação em Saúde e Vigilância do Óbito da CGVS, Janete Xavier.

Publicidade

Entre os profissionais convidados para ministrar orientações aos participantes está a subcoordenadora epidemiológica do Rio Grande do Norte, Denise Guerra Wingerter, que destaca a importância do tema para aprimorar a atividade dos departamentos responsáveis pela Vigilância do Óbito.

“Precisamos saber as informações para fazer as ações de vigilância epidemiológica baseadas em evidência. Quanto mais qualificada melhor saberemos o que está acontecendo para ter as estruturas para agir, para evitar o que pode ser evitado e para melhorar o que pode ser melhorado”, completou.

A técnica epidemiológica de Rorainópolis, Aldaide Jesus Costa, classificou a atividade como essencial e enriquecedora para a atual da Vigilância do Óbito no município.

“Há anos estávamos querendo esse curso, porque é um curso difícil, e a CGVS está nos dando essa oportunidade, porque muitos servidores foram renovados, então precisava ter essa nova capacitação”, ressaltou.

Publicidade

Política