Conecte-se Conosco
960X300 2

Boa vista

Um novo refúgio para mulheres vítimas de violência doméstica “SALA LILÁS” 

Publicado

em

Um novo refúgio para mulheres vítimas de violência doméstica “SALA LILÁS”
Por News RR

Quarta-feira, 7 de Agosto, às 16h, a Sede da Patrulha Maria da Penha, localizada na av. Cabo José Tabira de Alencar, nº 1021, bairro Caranã, será palco da inauguração da Sala Lilás, um espaço dedicado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. Este local, atendido pela Patrulha Maria da Penha, contará com a presença de profissionais especializados, como psicólogos e assistentes sociais, selecionados por sua experiência na área.

A Sala Lilás foi projetada para oferecer apoio e orientação não apenas às mulheres da comunidade, mas também às servidoras municipais que estejam passando por situações de violência, possuam medidas protetivas ou necessitem de orientação sobre o assunto. Atualmente, essas mulheres geralmente procuram o Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) ou o próprio Tribunal de Justiça para receber acompanhamento psicológico.

Com a inauguração desse novo espaço, dentro da sede da Patrulha Maria da Penha, elas contarão com um serviço especializado e profissional, além de um ambiente climatizado e um espaço kids para os filhos das mulheres atendidas.

Publicidade

A Patrulha Maria da Penha de Boa Vista, criada em Agosto de 2015, é a segunda unidade do Brasil e tem como objetivo garantir o cumprimento das medidas protetivas de urgência (MPUs) expedidas pelo Poder Judiciário. Composta por 16 guardas, sendo 8 mulheres e 8 homens, a patrulha tem um histórico significativo de atendimento: nos últimos dois anos, foram acompanhadas 3.760 medidas protetivas, realizadas 19.037 visitas, e registrados 95 conduções de agressores por descumprimento e 28 por violência doméstica, além de crimes comuns. Desde 2016, a Patrulha Maria da Penha já acompanhou 6.391 medidas protetivas.

Além do acolhimento na Sala Lilás, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Social, também oferta serviço de acolhimento a vítimas de violência contra a mulher no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), onde 84 mulheres foram atendidas nos últimos dois anos.

O projeto “Maria vai à Escola”, fruto de uma parceria da Prefeitura de Boa Vista com o TJ/RR desde 2015, é desenvolvido na rede municipal de ensino e já alcançou 30 escolas e 4.153 alunos. O projeto consiste em oito aulas temáticas sobre a Lei Maria da Penha, utilizando metodologias que estimulam reflexões e incentivam os alunos a expressarem suas opiniões, com base em suas vivências.

A Campanha Agosto Lilás de 2024, iniciada na terça-feira, 6, com o acendimento do Mirante Edileuza Lóz, promove a conscientização da sociedade para o enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres. Ao longo do mês, serão realizadas diversas atividades na zona rural e urbana de Boa Vista, incluindo palestras educativas e ações de bem-estar social nos CRAS e CREAS. A programação ainda inclui a 2ª Corrida Municipal Patrulha Maria da Penha, no dia 24 de agosto, às 16h.

Em 2022, foi sancionada a Lei 14.448/2022 que instituiu o “Agosto Lilás” como mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. Este ano, a Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) completa 18 anos, reforçando a importância da luta contra a violência doméstica e a necessidade de apoio e acolhimento às vítimas.

Publicidade

Política