Publicado
2 meses atrásem
Por
Aldenio Soares
Para reforçar o combate à violência doméstica, familiar e ao feminicídio em Roraima, inicia nesta quinta-feira,1º, a Operação Shamar. A ação, coordenada pela Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública), conta com a participação conjunta da Polícia Civil e Militar do Estado e outras instituições governamentais e não governamentais, visando uma abordagem multidisciplinar e eficaz na prevenção, repressão e atendimento às vítimas desses tipos de violência.
A Operação Shamar está sendo executada em todas as unidades federativas do Brasil, com o objetivo de alcançar todos os municípios. O plano de ação incluirá atividades preventivas, educativas, ostensivas e repressivas.
De acordo com a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Verlânia Silva de Assis, serão implementadas ações de patrulhamento, fiscalização, investigação e atendimento especializado, com foco em áreas de maior incidência de violência, conforme os dados apurados pelas equipes de inteligência.
Conforme a delegada, caberá à PCRR a averiguação de denúncias, instauração de inquéritos, conclusão de inquéritos e procedimentos em andamento, representação junto ao judiciário, além de realização de patrulhas ostensivas, intervenções em locais suspeitos, campanhas de conscientização e monitoramento e avaliação da operação.
“Tudo está sendo preparado para que nossas equipes, em conjunto com os demais órgãos que participam da operação, intensifiquem as ações do dia 01 ao dia 29 de agosto, tendo como dia D o dia 07 de agosto. Neste dia, estaremos promovendo um ambiente seguro e de apoio para as vítimas e potencializando a ação integrada das forças de segurança e demais órgãos de proteção”, disse a delegada.
Participam da Operação ainda o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Detran/RR, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público de Roraima, Tribunal de Justiça de Roraima, bem como as secretarias municipais de Assistência Social, Conselhos Tutelares, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Organizações Não Governamentais.
OPERAÇÃO SHAMAR – A Operação Shamar é uma palavra em hebraico que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”. Foi desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, contando com o apoio do Ministério das Mulheres e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais.
Governo de Roraima segue regularização de conjuntos habitacionais de Boa Vista – GOVERNO DE RORAIMA
Colégio Vitória Mota Cruz promove visibilidade de PCDs com projeto de inclusão – GOVERNO DE RORAIMA
Sesau realiza programação temática do Outubro Rosa junto a pacientes da Maternidade – GOVERNO DE RORAIMA
Quase 9 em cada 10 prefeitos eleitos são homens; 66% são brancos
Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato
Aeronave parte de SP para terceiro voo de repatriação de brasileiros
Homem, branco, casado e com ensino superior. Esse é o perfil mais comum dos 5.471 prefeitos eleitos em primeiro turno no...
Entre os mais de 3 mil prefeitos que buscaram se reeleger nas eleições municipais de 2024, 80,6% tiveram sucesso no...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar