Publicado
4 meses atrásem
Por
Aldenio Soares
Programa da ALE-RR realiza evento sobre comunicação em figuras e pictogramas para atendimento de autistas não verbais
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima, realizou neste sábado (27), o curso “Estratégias de Comunicação para TEA – Usando a Comunicação Alternativa”, ministrado pela fonoaudióloga Tássia Kelly Silva. O evento ocorreu no Plenário Valério Caldas de Magalhães da Casa Legislativa e reuniu mais de 130 participantes entre profissionais da saúde, professores, terapeutas e pais.
A capacitação foi bastante procurada por esse público devido a habilidade comunicacional ser relevante para o desenvolvimento de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), principalmente para aqueles que não são verbais. Por isso, o curso focou em técnicas e ferramentas de comunicação alternativa, essenciais para facilitar a interação e a integração social dos autistas.
“Um dos motivos principais das crianças com autismo entrarem em crise é por elas não conseguirem se comunicar. Então, a comunicação alternativa entra com esse suporte, para trazer voz a elas por meio da utilização de símbolos e pictogramas. Essa metodologia fornece uma melhor prática para expressar aquilo que elas desejam”, disse a palestrante Tássia Kelly Silva.
Mãe de duas crianças atípicas, a autônoma Luana Magalhães disse que as filhas ainda não falam. Por isso, ela considerou que o conhecimento adquirido no curso vai facilitar o convívio e a compreensão com as meninas.
“As figuras que aprendemos serão muito úteis para ajudá-las a se comunicar melhor comigo e com outras pessoas. Vou tentar estimulá-las mais a falar e, se não conseguirem, usarei as imagens para facilitar a comunicação em casa”, explicou Luana.
Diversos profissionais da educação também participaram da capacitação, como é o caso do professor Valdercley Santos. Ele tem um aluno autista não verbal e considerou que o curso trouxe ideias e inovações para o trabalho em sala de aula.
“Tenho certeza de que isso vai agregar pedagogicamente, pois sinto a necessidade de estabelecer uma comunicação mais assertiva. Com as possibilidades apresentadas na capacitação, acredito que agora poderei ser mais pontual e potencializar a aprendizagem dos meus alunos”, ponderou o professor.
A capacitação do Teamarr também abriu oportunidades para quem pensa em trabalhar com esse tema, como destacou Paulo da Luz, acadêmico de psicologia. “Isso me motiva porque é uma área que quero seguir. Se tivesse curso até aos domingos de manhã, eu estaria aqui para aprender, sendo que a capacitação de hoje me mostrou que a comunicação é essencial e que sempre temos algo novo para aprender”, revelou.
A servidora do Teamarr, Caroline Martins, contou como surgiu a ideia de trazer essa temática para o público atendido pelo programa especial da ALE-RR.
“Uma das nossas vertentes é a capacitação de pais e profissionais e, entendendo a realidade das pessoas autistas e a necessidade de estratégias de comunicação, convidamos a fonoaudióloga Tássia para falar sobre essa temática. Nosso objetivo é fornecer esses cursos gratuitos e enriquecer o currículo das pessoas que convivem ou trabalham com autistas”, informou a servidora.
Os registros fotográficos da capacitação do Teamarr são encontrados no Flickr da Assembleia Legislativa, que pode ser acessado no link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.
O programa
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.
O atendimento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, porém as terapias realizadas na instituição incluem nutricionista, fonoaudiólogo, psicóloga, neuropsicóloga, educador físico, assistente social, consultoria jurídica, bem como realiza-se terapias com adultos e pais.
Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR
Moradores destacam demandas durante consulta pública para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana
Etapa de inscrições para a modalidade Creche inicia nesta segunda, 9
FORTALECIMENTO ALE-RR firma parceria com dirigentes indígenas para desenvolvimento de políticas públicas em 2025
PROTAGONISMO Assembleia Legislativa incentiva partição da juventude na política
21 DIAS DE ATIVISMO Chame promove aula de defesa pessoal para mulheres migrantes em Boa Vista
SUL DO ESTADO – Secretaria da ALE-RR debate mudança comportamental de autores de violência em palestra em Rorainópolis
PROTAGONISMO Assembleia Legislativa incentiva partição da juventude na política Leis estaduais e programa Parlamento Jovem Roraimense mostram que Casa está...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou, nesta quinta (5), o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica com a Ordem...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar