Publicado
4 meses atrásem
Por
Aldenio Soares
ALE-RR apresenta infraestrutura de comunicação a representantes de rádio comunitária de refugiados
Migrantes comunicadores conheceram estúdios da Rádio e TV Assembleia, bem como parte do processo legislativo roraimense
Por Hora 1 Roraima
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) apresentou, nesta quinta-feira (25), a infraestrutura de comunicação da Casa Legislativa a 15 integrantes da rádio “La Voz de Los Refugiados”, projeto radiofônico comunitário dos abrigos da Operação Acolhida e desenvolvido pela Avsi Brasil, em parceria com a Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).
A visita guiada mostrou os estúdios dos veículos comunicacionais do Legislativo e o processo de apresentação dos programas da Rádio e TV Assembleia. Além disso, os migrantes conheceram o Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas e parte do processo legislativo roraimense.
“É uma honra para a gente receber e explicar sobre o funcionamento da comunicação da Casa Legislativa, pois o nosso objetivo é aproximar o parlamento das pessoas. Eles trabalham com comunicação e, certamente, essa visita vai ajudá-los a ampliar esse horizonte de conhecimento, sabendo mais como funciona a emissora legislativa”, disse Johann Barbosa, diretor de Rádio e TV da ALE-RR em exercício.
Há um ano e meio em Boa Vista, Leoncio Friso foi um dos visitantes da Casa Legislativa. Locutor da rádio comunitária, ele disse ter ficado impressionado com a estrutura de comunicação.
“Os espaços dedicados à comunicação, como a televisão e a rádio, são muito bem tratados e trabalhados, o que permite a realização de um trabalho extraordinário. A organização da Assembleia em Roraima é excepcional. Percebi que a TV possui 24 horas de programação e mantém a população de Roraima informada sobre o processo de legislação”, contou Leoncio.
O grupo também percorreu o Espaço Cultural Maria Luiza Vieira Campos, lugar que conta parte da história da Casa Legislativa, conforme explicou a servidora da Diretoria de Relações Institucionais da ALE-RR Vanessa Brito.
“Uma das propostas da Assembleia Legislativa é se aproximar do cidadão. Durante a visita, apresentamos a história do Legislativo e destacamos a representatividade feminina no Parlamento Estadual, o que fortalece a cidadania e ajuda os visitantes a conhecerem melhor a Casa Legislativa e os próprios direitos”, ressaltou Vanessa.
A analista de comunicação da Avsi Brasil, Ayme Tavares, destacou que essa visita faz parte do programa de qualificação dos comunicadores comunitários. “Sabemos que a ALE-RR é referência nesse assunto, pois a Rádio Assembleia é uma ferramenta de comunicação importante no Estado. Surgiu, então, o interesse de explorar esse espaço, entender melhor o funcionamento da política em Roraima e conhecer o cenário em que eles também estão inseridos”, disse.
Agendamentos
Para agendar uma visita guiada na Casa Legislativa, os estabelecimentos de ensino e demais entidades interessadas devem enviar um e-mail para comunicacaoale@gmail.com, com detalhes sobre a quantidade de alunos/visitantes e a proposta/motivação da iniciativa.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Alfredo Maia
SupCom ALE-RR
25.07.2024
Sugestão de legendas:
Foto 01: Comunicadores migrantes conhecem estúdios da Rádio e TV Assembleia
Foto 02: Johann Barbosa, diretor da Rádio e TV em exercício, falou sobre papel da comunicação de aproximar cidadão do parlamento
Foto 03: Leôncio Friso, locutor da rádio comunitária, disse ser ‘impressionante’ a estrutura do Legislativo
Foto 04: Vanessa Brito, servidora da ALE-RR, apresentou parte da história do parlamento aos visitantes
Foto 05: Ayme Tavares, analista de comunicação da Avsi Brasil, contou como surgiu ideia de apresentar a Assembleia Legislativa aos migrantes
Foto 06: A comitiva foi recepcionada no Espaço Cultural Malu Campos, localizado no hall do Poder Legislativo
7° Festival das Escolas do Campo reúne 230 alunos em competições esportivas emocionantes
Criança Sofre Inchaço na Cabeça Após Colisão entre Carro e Bicicleta no Pintolândia
REDE ESTADUAL Prorrogadas inscrições para sorteio de vagas em Colégios Estaduais Militarizados e em duas escolas civis
Tratamento de custo elevado é ofertado gratuitamente no Centro de Acolhimento ao Autista da ALE-RR
NO RIO DE JANEIRO ALE-RR participa da 27ª Conferência da Unale com foco no debate sobre futuro da educação
Luciana Zogaib é finalista em prêmio para mulheres narradoras
Civilidade é a palavra que resume o conjunto de ações da Prefeitura do Rio de Janeiro para o próximo mandato...
“Os fatos foram muito graves e não ficaram apenas no plano dos discursos e do tensionamento político contra a democracia,...
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar